INTERVENÇÕES FEDERAIS DO ICE EM MINNEAPOLIS (EUA)

ABOLICIONISMO MIGRANTE E ESTRATÉGIAS DE DEFESA COMUNITÁRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/sgbf9h22

Resumo

Este artigo analisa as dimensões políticas e históricas do emergente movimento abolicionista migrante nos Estados Unidos, a partir das respostas comunitárias às investidas das forças federais em Minneapolis. A construção de infraestruturas paralelas de ajuda mútua se insere numa genealogia insurgente transnacional, revelando um movimento de retorno, influenciado por outras referências, como as formas comunitárias do altiplano boliviano e a resistência ao genocídio dos nativos americanos. A defesa comunitária atual, expressa em redes de resposta rápida, observação legal e patrulhas, se conecta organicamente aos comitês de vigilância abolicionistas do século XIX, às patrulhas dos Panteras Negras, ao levante popular pós-George Floyd e à reativação das guardas indígenas do AIM. Minneapolis configura um microcosmo onde convergem lutas históricas e globais, forjando um horizonte político abolicionista que questiona não apenas as agências de deportação, mas a própria arquitetura fronteiriça do Estado-nação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Julio da Silveira Moreira, UNILA

    Professor de Direito Internacional na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos. Coordenador da Editora da UNILA. Doutor em Sociologia. Ex-presidente da Associação Internacional dos Advogados do Povo. Co-fundador do TICPM. Líder do Grupo de Pesquisa Novo Constitucionalismo Latino-Americano e Descolonização do Direito (DGP/CNPq). Associado ao Instituto de Pesquisas Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS)

  • Camilo Pérez-Bustillo, Saint Mary's College of California

    Professor de Estudos Étnicos no Saint Mary's College of California. Foi anteriormente Professor Visitante de Direitos Humanos e Justiça Social na Universidade Nacional de Taiwan e Fellow no Center for Advanced Study in the Behavioral Sciences (CASBS) da Universidade de Stanford. Foi também Diretor Executivo do National Lawyers Guild (NLG) em São Francisco e presidente da Associação Americana de Juristas (AAJ) nos EUA. É cofundador do Tribunal Internacional de Consciência dos Povos em Movimento (TICPM) e da iniciativa Witness at the Border.

Downloads

Publicado

2026-02-11

Edição

Seção

Artigos