Edição Atual

v. 1 n. 01 (2020): Edição comemorativa dos 45 anos do Departamento de Educação Física da UFF
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O Instituto de Educação Física (IEF) da Universidade Federal Fluminense (UFF) completa 45 anos de existência em 2020, um ano em que a pandemia causada pelo novo coronavírus mudou, completamente, a rotina institucional que estávamos habituados/as, expondo o quanto nossa organização social protege com extrema desigualdade as pessoas. Ao mesmo tempo, como é marca da trajetória de constituição do IEF-UFF, coletivamente continuamos questionando a obviedade dessa situação, acentuamos a defesa da vida (de todos e todas) e assumimos temporariamente o trabalho remoto como forma de manutenção de vínculos e da existência da Universidade pública em benefício da população em geral.

Nesse contexto lançamos a Revista Fluminense de Educação Física, em formato on line, com objetivo de contribuir para a divulgação e popularização da produção científica na área de Educação Física. Com periodicidade semestral na publicação e de livre acesso – marca de uma Universidade Pública Federal –, este periódico pretende dialogar com os pesquisadores e pesquisadoras da área. 

A equipe editorial é desdobramento de uma comissão que vem congregando esforços, unindo elementos para a criação de um strictu sensu no IEF-UFF e não chega sozinha nesse momento de lançamento do primeiro número. Através de seminários internos, semestralmente realizados, dialogamos com o conjunto da comunidade acadêmica do nosso Instituto. O conselho editorial, ainda em formação, é composto por docentes de diferentes instituições no Brasil, assim como por uma Professora de Universidade na Argentina.

Desde o início pensávamos os dois primeiros números com um tom comemorativo, dando visibilidade a uma composição institucional que considera a vinculação histórica do que realiza, assim como a responsabilidade social com as interações e expansão das ações acadêmica efetivadas. E a pandemia não nos fez perder esse caráter, pois consideramos o trabalho como criação da vida, ferramenta de intervenção social e o serviço público como atuação profissional em benefício e bem estar de todos/as e de qualquer um. 

Com essas características, com a alegria que marca a potência da vida e, com a convicção de que só a resistência barra o conservadorismo, esse número conta com artigo da Professora Celi Nelza Zulke Taffarel, o qual traz um panorama da formação profissional; apresenta entrevista realizada pela Professora Martha Lenora Queiroz Copolillo com a Professora Aída Menezes dos Santos; compartilha histórico que os Professores Waldyr Lins de Castro e Nelson Teixeira de Carvalho escrevem sobre a Revista Perspectivas em Educação Física Escolar; disponibiliza a resenha escrita pelo Professor Leonardo Mattos da Motta Silva, pela qual apresenta obra que coloca a Licenciatura em Educação Física da UFF em foco; destaca os resumos das respectivas dissertações de metrado de Rosana Pena de Sá, formada pela Licenciatura em Educação Física e André dos Santos Souza Cavalcanti, Especialista em Educação Física Escolar, egressos dos cursos sob a responsabilidade do IEF-UFF e que continuaram sua formação; divulga a dinâmica da extensão realizada no IEF-UFF através do texto dos Professores Aurélio Pitanga Vianna e Paulo Antonio Cresciulo de Almeida e; oferece um panorama da pesquisa no IEF-UFF pelo texto da Professora Rosa Malena de Araújo Carvalho. 

Celebramos, portanto, expondo algumas narrativas de parte de nossa trajetória institucional e, ao fazê-lo compartilhamos o realizado e o colocamos em forma de avaliação.

Convidamos à leitura e ao diálogo, assim como a publicarem conosco.  

 

Dezembro de 2020

Equipe Editorial

 

Créditos da capa:

* Arte:  Micheli Ghiggi; Renata H. Ghiggi Eidelwein (Relações Públicas).
Foto de fundo: acervo de Rosa Malena Carvalho (aula em outubro de 2011, pela disciplina "jogo, brinquedo e brincadeira" - graduação em educação física da UFF)

Publicado: 2020-12-15
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A equipe editorial da Revista Fluminense de Educação Física divulga chamada para número a ser publicado em dezembro de 2021, quando já teremos nosso registro no Centro Brasileiro do ISSN.

Tema: “Novas DCNs da Educação Física: perspectivas de unidade da formação ou avanço da fragmentação?”

Ementa: Iniciamos 2021 atravessados por uma enfermidade epidêmica que ressalta os conflitos e as contradições dos últimos tempos. A pandemia provocada pela covid-19 e, o tratamento que tem sido dado a ela, pelo poder público no Brasil, nos coloca diante de crise política, social, sanitária e humanitária.

Nesse contexto, têm sido gestadas mudanças abruptas nas políticas de formação para o magistério, cerceando os encaminhamentos históricos e os fóruns nacionais de debates com a comunidade acadêmica e com a sociedade em geral. Por isso, estão sendo constituídos movimentos de resistência à exclusão da organização docente, da participação estudantil, dos espaços aglutinadores de diferentes vozes.

Colaborando com os fóruns, associações, instituições, grupos de pesquisas e outros coletivos que consideram importante a construção conjunta e tornar público o realizado, a equipe editorial da Revista Fluminense de Educação Física convida a comunidade acadêmica que se debruça sobre a formação em educação física, a publicar suas pesquisas, nos auxiliando a problematizar as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para essa formação (Resolução CNE/CES 06, de 18 de dezembro de 2018).

A submissão de trabalhos deverá ser realizada até o dia 30 de agosto de 2021, de acordo com as normas aqui divulgadas. 

Equipe Editorial de  Revista Fluminense de Educação Física