Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Fluminense de Educação Física é publicação científica do Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense, com publicações semestrais. De livre acesso, avaliada pelos pares, divulga produções na área de Educação Física em interface com as Ciências Humanas, Sociais e Biológicas, sobretudo quanto aos seus aspectos pedagógicos, históricos, políticos, culturais, de promoção da saúde/qualidade de vida e biodinâmicos. Como objetivos principais: difundir, instigar e dar visibilidade à produção do conhecimento em educação física, para pensar e intervir na área através do ensino, da pesquisa e da extensão.

Edição Atual

v. 1 n. 01 (2020): Edição comemorativa dos 45 anos do Departamento de Educação Física da UFF
					Visualizar v. 1 n. 01 (2020): Edição comemorativa dos 45 anos do Departamento de Educação Física da UFF

O Instituto de Educação Física (IEF) da Universidade Federal Fluminense (UFF) completa 45 anos de existência em 2020, um ano em que a pandemia causada pelo novo coronavírus mudou, completamente, a rotina institucional que estávamos habituados/as, expondo o quanto nossa organização social protege com extrema desigualdade as pessoas. Ao mesmo tempo, como é marca da trajetória de constituição do IEF-UFF, coletivamente continuamos questionando a obviedade dessa situação, acentuamos a defesa da vida (de todos e todas) e assumimos temporariamente o trabalho remoto como forma de manutenção de vínculos e da existência da Universidade pública em benefício da população em geral.

Nesse contexto lançamos a Revista Fluminense de Educação Física, em formato on line, com objetivo de contribuir para a divulgação e popularização da produção científica na área de Educação Física. Com periodicidade semestral na publicação e de livre acesso – marca de uma Universidade Pública Federal –, este periódico pretende dialogar com os pesquisadores e pesquisadoras da área. 

A equipe editorial é desdobramento de uma comissão que vem congregando esforços, unindo elementos para a criação de um strictu sensu no IEF-UFF e não chega sozinha nesse momento de lançamento do primeiro número. Através de seminários internos, semestralmente realizados, dialogamos com o conjunto da comunidade acadêmica do nosso Instituto. O conselho editorial, ainda em formação, é composto por docentes de diferentes instituições no Brasil, assim como por uma Professora de Universidade na Argentina.

Desde o início pensávamos os dois primeiros números com um tom comemorativo, dando visibilidade a uma composição institucional que considera a vinculação histórica do que realiza, assim como a responsabilidade social com as interações e expansão das ações acadêmica efetivadas. E a pandemia não nos fez perder esse caráter, pois consideramos o trabalho como criação da vida, ferramenta de intervenção social e o serviço público como atuação profissional em benefício e bem estar de todos/as e de qualquer um. 

Com essas características, com a alegria que marca a potência da vida e, com a convicção de que só a resistência barra o conservadorismo, esse número conta com artigo da Professora Celi Nelza Zulke Taffarel, o qual traz um panorama da formação profissional; apresenta entrevista realizada pela Professora Martha Lenora Queiroz Copolillo com a Professora Aída Menezes dos Santos; compartilha histórico que os Professores Waldyr Lins de Castro e Nelson Teixeira de Carvalho escrevem sobre a Revista Perspectivas em Educação Física Escolar; disponibiliza a resenha escrita pelo Professor Leonardo Mattos da Motta Silva, pela qual apresenta obra que coloca a Licenciatura em Educação Física da UFF em foco; destaca os resumos das respectivas dissertações de metrado de Rosana Pena de Sá, formada pela Licenciatura em Educação Física e André dos Santos Souza Cavalcanti, Especialista em Educação Física Escolar, egressos dos cursos sob a responsabilidade do IEF-UFF e que continuaram sua formação; divulga a dinâmica da extensão realizada no IEF-UFF através do texto dos Professores Aurélio Pitanga Vianna e Paulo Antonio Cresciulo de Almeida e; oferece um panorama da pesquisa no IEF-UFF pelo texto da Professora Rosa Malena de Araújo Carvalho. 

Celebramos, portanto, expondo algumas narrativas de parte de nossa trajetória institucional e, ao fazê-lo compartilhamos o realizado e o colocamos em forma de avaliação.

Convidamos à leitura e ao diálogo, assim como a publicarem conosco.  

 

Dezembro de 2020

Equipe Editorial

 

Créditos da capa:

* Arte:  Micheli Ghiggi; Renata H. Ghiggi Eidelwein (Relações Públicas).
Foto de fundo: acervo de Rosa Malena Carvalho (aula em outubro de 2011, pela disciplina "jogo, brinquedo e brincadeira" - graduação em educação física da UFF)

Publicado: 2020-12-15
Ver Todas as Edições