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Call for papers

2021-05-12

A equipe editorial da Revista Fluminense de Educação Física divulga chamada para número a ser publicado em dezembro de 2021, quando já teremos nosso registro no Centro Brasileiro do ISSN.

Tema: “Novas DCNs da Educação Física: perspectivas de unidade da formação ou avanço da fragmentação?”

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Edição Atual

v. 2 n. 01 (2021): Encontro Fluminense de Educação Física Escolar
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Editorial

Nesta edição, a Revista Fluminense de Educação Física contempla o Encontro Fluminense de Educação Física Escolar – o EnFEFE – mais um evento acadêmico resultante do trabalho coletivo dos professores do Instituto de Educação Física da UFF. O EnFEFE surgiu em 1996 e tem sido organizado para dialogar com os professores e professoras que lecionam educação física na educação básica. Nosso interesse, portanto, é o de ser um fórum onde essa categoria profissional se sinta à vontade para debater, trazendo suas experiências, dúvidas e angústias. 

E assim tem sido sua trajetória: promover encontros, fazer amigos, proporcionar discussões, construindo reflexões e conhecimento sobre a Educação Física na Escola. Ao longo de suas quatorze edições focalizou os Parâmetros Curriculares, o Planejamento, a Avaliação, a Cultura, o Lazer, a Formação em Educação Física, os Desafios, os Conteúdos da Educação Física Escolar as Orientações Curriculares, o Cotidiano dos Professores e outros temas relevantes para o debate político pedagógico da Educação Física na Escola. Desde então, tornou-se referência e ponto de encontro de pesquisadores, professores e acadêmicos de Educação Física do Estado do Rio de Janeiro e de outras regiões do país. Em 2020 e 2021, ocorrendo em dois momentos em função da pandemia causada pela Covid-19, realizamos a Edição número 15 do referido Encontro com o tema: Escola, Educação Física e os impactos do avanço conservador. A comunidade do Instituto de Educação Física tem orgulho desta história e, comemorando os seus 46 anos de existência, traz para este segundo número da Revista Fluminense a entrevista do Prof. Nelson Teixeira de Carvalho, um dos precursores do Encontro Fluminense de Educação Física Escolar e personagem fundamental para a longevidade do evento. Contemplamos ainda as contribuições de nossos convidados que apresentaram suas relevantes contribuições para a 1ª etapa do XV EnFEFE. Assim, o/a leitor/a terá acesso às reflexões da Profª Celi Nelza Zulke Taffarel, a qual realizou a conferência de abertura, abordando o tema central: “Escolarização e avanço conservador”. Maristela Silva e Souza, Gislei José Scapin e Gabriel Vielmo Gomes contribuem com o texto que fundamentou sua participação na Mesa “Educação Física Escolar e a Base Nacional Comum Curricular”, juntamente com o Professor Tiago Nicola Lavoura, cujo texto referência também se encontra nesta edição. Para o debate sobre a “Educação Física Escolar: pistas para um novo contexto”, o XV EnFEFE contou com a participação dos Professores José Carlos Vieira Jr, Nathália Barros e Leandro Martins Costa. Os artigos referências para as respectivas contribuições poderão ser acessados neste número. Concluindo as produções referentes ao XV EnFEFE, apresentamos o “Relato de Experiência da Avaliação das Mesas Centrais do XV EnFEFE”, elaborado pela comissão de Avaliação do evento constituída pelos Professores Elizandra Garcia da Silva, Gilbert Coutinho Costa e Vera Lúcia Pereira Diniz. Compõem ainda esta edição da Revista Fluminense de Educação Física o resumo da Tese de Doutorado  “Limites e Possibilidades da Formação Docente e a Educação Inclusiva: Experiências no Curso de Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal Fluminense”, de Michelli Silva Sousa Agra Amorim - egressa da Especialização em Educação Física Escolar - e da Dissertação de Mestrado “Atuação Docente em Educação Física Escolar na Educação de Jovens e Adultos: um Convite a Ampliar as Ações de Promoção da Saúde”, de Júlio Cesar Gomes da Costa  - egresso da Licenciatura em Educação Física. 

E, sendo 2021 o ano do centenário de nascimento de Paulo Freire, não poderíamos deixar de trazer uma menção ao patrono da educação brasileira. Acreditando que questionar o status quo auxilia a desmobilizar o avanço conservador, os leitores e leitoras encontrarão a resenha realizada pela Professora Cintia de Assis Ricardo da Silva, da obra “Por uma Pedagogia da Pergunta” (de Paulo Freire com Antonio Faundez).

Convidamos à leitura e ao diálogo, assim como a publicarem conosco.

Créditos da capa:

* Arte:  Micheli Ghiggi. Foto de fundo: acervo de Neyse Muniz (fundo – Anais de EnFEFEs anteriores); foto em destaque: acervo de Rosa Malena Carvalho (foto no final do XV EnFEFE, em 2015).

 

Publicado: 2021-07-02

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