O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E OS DESAFIOS DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE ATUA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
No último ano as práticas corporais individuais e coletivas foram modificadas abruptamente devido à crise sanitária decorrente da pandemia de Covid-19. O fechamento das escolas e a transição das aulas presenciais para o modo de ensino remoto ampliaram repentinamente os desafios para os professores. Neste caminho, o presente trabalho busca, a partir de um relato de experiência de uma professora de educação física que atua em turmas do ensino fundamental da rede municipal de Maricá, identificar alguns dos desafios vivenciados com e no ensino remoto emergencial. O relato de práticas pedagógicas produzidas em meio ao contexto de ensino remoto é o cenário inicial para reflexões acerca da transposição didática necessária para que, o conteúdo escolar, formal, possa ser apropriado e entendido pelos alunos; para refletir sobre os desafios em relação ao uso e domínio dos recursos tecnológicos e digitais, exigindo que professores busquem formações continuadas e espaços de troca com seus pares, flexibilizando e experimentando diferentes recursos pedagógicos e digitais que são parte do desafio de manutenção do ensino dentro das dificuldades da realidade da escola pública brasileira.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Fluminense de
Educação Física o direito de primeira publicação, o que permite o
compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação
inicial nesta revista. Os dados, conceitos e opiniões apresentados nos
trabalhos, bem como a exatidão das referências documentais e bibliográficas,
são de inteira responsabilidade dos/as autores/as.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho
online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso
pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação
do trabalho publicado.
Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de
uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-
comerciais.