O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E OS DESAFIOS DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE ATUA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • GLORIA LONTRA BAPTISTA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NITERÓI

Resumo

No último ano as práticas corporais individuais e coletivas foram modificadas abruptamente devido à crise sanitária decorrente da pandemia de Covid-19. O fechamento das escolas e a transição das aulas presenciais para o modo de ensino remoto ampliaram repentinamente os desafios para os professores. Neste caminho, o presente trabalho busca, a partir de um relato de experiência de uma professora de educação física que atua em turmas do ensino fundamental da rede municipal de Maricá, identificar alguns dos desafios vivenciados com e no ensino remoto emergencial. O relato de práticas pedagógicas produzidas em meio ao contexto de ensino remoto é o cenário inicial para reflexões acerca da transposição didática necessária para que, o conteúdo escolar, formal, possa ser apropriado e entendido pelos alunos; para refletir sobre os desafios em relação ao uso e domínio dos recursos tecnológicos e digitais, exigindo que professores busquem formações continuadas e espaços de troca com seus pares, flexibilizando e experimentando diferentes recursos pedagógicos e digitais que são parte do desafio de manutenção do ensino dentro das dificuldades da realidade da escola pública brasileira.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2021-09-21

Edição

Seção

Ensaios