ENTRE O RETROCESSO DA ESPORTIVIZAÇÃO E A BUSCA PELA EDUCAÇÃO INTEGRAL:
UMA ANÁLISE/RELATO DO PROJETO GEO.
Resumo
Este trabalho pretende analisar/relatar a experiência do autor na atuação em uma escola da rede municipal de educação da cidade do Rio de Janeiro. A escola compõe um projeto educacional que prevê, entre outros diferenciais, a inclusão na sua matriz curricular dois tempos diários de aulas de modalidades esportivas para estudantes do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). A análise/relato é feita na tentativa de identificar os limites e possibilidades do projeto entre um processo de esportivização da escola e a busca por uma educação diferenciada, aproximando-se da proposta de Educação Integral. O trabalho é composto por uma breve apresentação inicial sobre a origem do projeto em 2012 e traça um pequeno histórico, destacando os pontos mais relevantes - na perspectiva do autor - que direcionaram o projeto para sua atual composição. A partir desse histórico o autor apresenta suas concepções sobre o processo de esportivização e suas preocupações e percepções quanto a inserção do projeto nesse processo. Em seguida o autor apresenta superficialmente uma definição sobre a Educação Integral e os motivos que o levam a acreditar que o projeto pode ser um elemento favorável na busca por uma Educação Integral. É importante destacar que esse trabalho não se pretende isento e apresentará as opiniões e concepções do autor que está inserido e atuante no projeto analisado/relatado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Fluminense de
Educação Física o direito de primeira publicação, o que permite o
compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação
inicial nesta revista. Os dados, conceitos e opiniões apresentados nos
trabalhos, bem como a exatidão das referências documentais e bibliográficas,
são de inteira responsabilidade dos/as autores/as.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho
online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso
pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação
do trabalho publicado.
Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de
uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-
comerciais.