MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS DO MOVIMENTO E A EDUCAÇÃO DOS CORPOS NA ESCOLA

Auteurs

Résumé

Este texto tem por objetivo relatar as experiências do Projeto de capacitação docente: manifestações artísticas do movimento como conteúdo da Educação Física na escola, discutindo as relações entre arte e educação dos corpos e as possibilidades de inserção das manifestações corporais artísticas como conteúdos escolares. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, pautado na pesquisa participante. O projeto de extensão em análise promoveu formação inicial e continuada para professores e acadêmicos de licenciatura, ampliando estudos e práticas sobre as manifestações artísticas do movimento como conteúdo escolar, e recebeu financiamento do Programa Universidade Sem Fronteiras (SETI, PR). O cronograma consistiu em capacitação da equipe executora e organização de materiais didáticos, oficinas de capacitação e experiências docentes. As ações desenvolvidas contribuíram para o trabalho com as manifestações corporais rítmicas, expressivas e circenses na escola e ampliaram o diálogo entre a Educação Física e a Arte.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Emerson Luís Velozo, Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO

Graduado em Educação Física, UEPG, 1999 . Mestre em Educação Física, UNICAMP, 2004. Doutor em Educação Física, UNICAMP, 2009. Docente do Departamento de Educação Física, UNICENTRO, campus Irati.

Mariane Trevizan, Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul

Licenciada em Educação Física, UNICENTRO, 2016. Licenciada em Pedagogia, UNINTER, 2019. Professora da Secretaria Municipal de Educação de São Mateus do Sul, PR.

##submission.downloads##

Publiée

2023-05-26