AS COMPETÊNCIAS COMO ESTRATÉGIA DE CAPTURA SUBJETIVA DA CLASSE TRABALHADORA EM TEMPOS DE CRISE DO CAPITALISMO.

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Resumo

Este estudo almeja refletir sobre a atual crise do capitalismo e as contradições presentes nas respostas burguesas a essa crise, sobretudo no campo da educação. Para tanto, buscamos dialogar com Philippe Perrenoud, um dos principais sistematizadores da “pedagogia das competências”, que é a principal resposta burguesa no nível pedagógico, e investigar o seu papel na estruturação da BNCC. Entendemos que a “pedagogia das competências” seja uma resposta fundamental da burguesia a fim de subordinar a educação aos limites e necessidades do capital, incidindo na formação subjetiva da classe trabalhadora, com o objetivo de produzir desejo na classe trabalhadora e evitar a formação de qualquer consciência mais crítica à ordem do capital. Com isso, concluímos que lutar contra as propostas educacionais burguesas deve ser lutar contra o capitalismo pela afirmação de uma nova estrutura social, o socialismo, em que apenas aí a educação que queremos e merecemos será, de fato, uma realidade.

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Biografia do Autor

Matheus Rufino Castro, Doutor em Educação UERJ - Professor Educação Física Colégio Pedro II

Matheus Rufino Castro
Professor de Educação Física - Colégio Pedro II - Campus Duque de Caxias
Doutor em Educação - UERJ
Coordenador do Núcleo de Estudos em Educação e Realidade Brasileira (NEEREBRA-CPII).

Leandro Martins Costa, Colégio Pedro II

Professor de Educação Física do Colégio Pedro II - Campus Engenho Novo I; Doutorando em Educação/PPGE-UFRJ; membro do Núcleo de Pesquisa em Trabalho e Educação/IEF-UFF; membro do Núcleo de Pesquisa em Educação e Realidade Brasileira (NEEREBRA-CPII).

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Publicado

2023-09-04