AS COMPETÊNCIAS COMO ESTRATÉGIA DE CAPTURA SUBJETIVA DA CLASSE TRABALHADORA EM TEMPOS DE CRISE DO CAPITALISMO.
Resumo
Este estudo almeja refletir sobre a atual crise do capitalismo e as contradições presentes nas respostas burguesas a essa crise, sobretudo no campo da educação. Para tanto, buscamos dialogar com Philippe Perrenoud, um dos principais sistematizadores da “pedagogia das competências”, que é a principal resposta burguesa no nível pedagógico, e investigar o seu papel na estruturação da BNCC. Entendemos que a “pedagogia das competências” seja uma resposta fundamental da burguesia a fim de subordinar a educação aos limites e necessidades do capital, incidindo na formação subjetiva da classe trabalhadora, com o objetivo de produzir desejo na classe trabalhadora e evitar a formação de qualquer consciência mais crítica à ordem do capital. Com isso, concluímos que lutar contra as propostas educacionais burguesas deve ser lutar contra o capitalismo pela afirmação de uma nova estrutura social, o socialismo, em que apenas aí a educação que queremos e merecemos será, de fato, uma realidade.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Fluminense de
Educação Física o direito de primeira publicação, o que permite o
compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação
inicial nesta revista. Os dados, conceitos e opiniões apresentados nos
trabalhos, bem como a exatidão das referências documentais e bibliográficas,
são de inteira responsabilidade dos/as autores/as.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho
online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso
pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação
do trabalho publicado.
Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de
uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-
comerciais.