v. 3 n. 1 (2022): A saúde no contexto de (pós) pandemia: impactos na Educação Física
Tema: “A saúde no contexto de (pós) pandemia: impactos na Educação Física”
Na conjuntura atual, produto do acirramento da crise econômica e do avanço conservador mundiais, presenciamos inúmeros ataques à saúde e à ciência. Contraditoriamente, ambos setores relevaram vital importância na luta contra a pandemia.
O Brasil, inserido nessa conjuntura, hegemonicamente tem reproduzido esses ataques, seja com os cortes de investimentos em saúde, e em outros setores das políticas públicas, que afetam diretamente as demais determinantes sociais da saúde, seja pela reverberação da onda reacionária, que dentre tantos lastros, apregoa a negação da ciência, e em particular, da ciência a serviço da saúde e da preservação da vida.
A Educação Física, enquanto área do conhecimento que trata da cultura corporal, que compreende também os cuidados com o corpo, de forma generalista, e a saúde em sua particularidade, não ficou isenta nesse contexto pandêmico. Assim como as demais áreas do conhecimento, sofreu ataques, materializados em cortes de verbas para pesquisas, em curso, destaquem-se os referentes à COVID-19. E também foi objeto de afirmações, não científicas, sendo expoente as declarações governamentais que buscaram generalizar, sem fundamentos científicos, que indivíduos com ‘histórico de atleta’, como o do presidente, caso fossem infectados com o vírus, teriam apenas uma ‘gripezinha’.
Mesmo com tantos ataques, a saúde e a ciência seguem em destaque, e os trabalhadores e trabalhadoras dessas áreas, incansáveis, dispuseram de toda sua força vital, e até mesmo de suas próprias vidas, para salvar outras vidas. No enfretamento do agravo das condições gerais da saúde coletiva, derivada da crise econômica mundial, e seus produtos, como cortes de verbas nos variados setores públicos, aumento de desemprego e de subemprego, a precarização do trabalho e das condições de vida, dentre outros, e na particularidade da descoberta da vacina para o COVID-19 e dos diversos tratamentos demandados por pacientes em recuperação.
Enquanto professores e pesquisadores da Educação Física entendemos a necessidade de enfrentarmos e resistirmos aos ataques postos. Nesse sentido, entendemos que persistir no fazer científico, constituinte do tripé da universidade pública, é ato de resistência. Portanto, abrimos espaço, desde a Revista Fluminense de Educação Física, para o registro das pesquisas que têm sido produzidas sob o temário Educação Física e saúde.
Assim, nesse dossiê, sob coordenação do Professor Dr. Alexandre Palma, a Revista Fluminense de Educação Física, acolheu manuscritos que se ocupam das discussões entre Educação Física e saúde, emergentes das variadas áreas do conhecimento, por meio de diferentes recortes e matrizes teórico-metodológicas, assim como as mais variadas formas de apreensão desse objeto da realidade social e considerando os esforços dos pesquisadores e pesquisadoras no sentido de apresentar sínteses cientificas que auxiliem a comunidade acadêmica e científica na compreensão dos entrelaçamentos entre Educação Física e saúde.
Resistamos! Boa leitura!
Equipe Editorial da Revista Fluminense de Educação Física
Arte da Capa: Rosa Malena Carvalho
Desenho na Capa (Ilustração): Alisson Affonso