Ensino Médio e Filosofia. R eflexões sobre a Filosofia da Práxis de Antonio Gramsci.

Autores

  • Barbara WHITE Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/enfil.v7i10.29474

Palavras-chave:

Educação, Filosofia, História, Ciências Sociais, Educação Popular

Resumo

O final do século XX foi um período de mudanças significativas para a educação brasileira. Se a década de 1980 foi marcada pelo sentimento de redemocratização do país e pela introdução de correntes de pensamento socialista no debate sobre educação, a década de 1990 foi marcada pelo ideal de exercício da cidadania através da implementação das políticas neoliberais em diversos setores. Nesse cenário, a Filosofia é reintroduzida no Ensino Médio através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) – Lei n. 9.394 de 1996 – (BRASIL, 1996), tendo como finalidade garantir ao educando o domínio dos conhecimentos necessários ao exercício da cidadania.
A reintrodução da Filosofia no Ensino Médio, além das próprias questões acerca da Educação e, por conseguinte, do Ensino Médio, fez emergir questões sobre a própria filosofia. Em torno da filosofia, por exemplo, destacam-se as questões sobre a finalidade do ensino de filosofia, perspectivas filosóficas difundidas, metodologia de ensino, formação dos professores que ministram aulas de filosofia, a relação estabelecida entre os jovens do Ensino Médio com a filosofia, a utilidade prática da filosofia, entre outras.
Diversos aspectos perpassam a relação filosofia e educação. Sabendo que não daria conta de desenvolver aqui todas as questões acerca do tema, o objetivo principal do artigo é, a partir da metodologia de ensino de filosofia indicada por Antonio Gramsci, trazer para o debate a filosofia da práxis como perspectiva filosófica para o Ensino Médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Barbara WHITE, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio Janeiro (UERJ/FFP). Licenciatura plena em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora Substituta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Orientadora Educacional da Secretaria de Educação do Município de Maricá. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Política e Educação (NuFiPE/UFF).

Downloads

Publicado

2019-07-24