Ensino Médio e Filosofia. R eflexões sobre a Filosofia da Práxis de Antonio Gramsci.
DOI:
https://doi.org/10.22409/enfil.v7i10.29474Palavras-chave:
Educação, Filosofia, História, Ciências Sociais, Educação PopularResumo
O final do século XX foi um período de mudanças significativas para a educação brasileira. Se a década de 1980 foi marcada pelo sentimento de redemocratização do país e pela introdução de correntes de pensamento socialista no debate sobre educação, a década de 1990 foi marcada pelo ideal de exercício da cidadania através da implementação das políticas neoliberais em diversos setores. Nesse cenário, a Filosofia é reintroduzida no Ensino Médio através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) – Lei n. 9.394 de 1996 – (BRASIL, 1996), tendo como finalidade garantir ao educando o domínio dos conhecimentos necessários ao exercício da cidadania.
A reintrodução da Filosofia no Ensino Médio, além das próprias questões acerca da Educação e, por conseguinte, do Ensino Médio, fez emergir questões sobre a própria filosofia. Em torno da filosofia, por exemplo, destacam-se as questões sobre a finalidade do ensino de filosofia, perspectivas filosóficas difundidas, metodologia de ensino, formação dos professores que ministram aulas de filosofia, a relação estabelecida entre os jovens do Ensino Médio com a filosofia, a utilidade prática da filosofia, entre outras.
Diversos aspectos perpassam a relação filosofia e educação. Sabendo que não daria conta de desenvolver aqui todas as questões acerca do tema, o objetivo principal do artigo é, a partir da metodologia de ensino de filosofia indicada por Antonio Gramsci, trazer para o debate a filosofia da práxis como perspectiva filosófica para o Ensino Médio.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
A Revista En_fil aceita manuscritos originais em português, italiano, espanhol e inglês. Se o manuscrito original for redigido em língua estrangeira, ele deve ser acompanhado da versão em português.
A Revista En_fil não cobra taxas referentes à submissão, à avaliação ou à publicação de artigos. Oferece acesso livre, gratuito e imediato a todos os leitores, independentemente de cadastramento no site.