O SABER FILOSÓFICO E O OLHAR CINEMATOGRÁFICO: APROXIMAÇÕES A PARTIR DE WALTER BENJAMIN

Autores

  • Martha D’Angelo UFF

DOI:

https://doi.org/10.1234/enfil.vi5.44312

Resumo

Um estudo da relação linguagem e verdade em Walter Benjamin tomando como ponto de partida e principal referência o prefácio do livro Origem do drama trágico alemão. O texto aprofunda a investigação sobre a linguagem destacando a natureza do saber filosófico, a conexão pensamento-imagem na obra do autor, e as mudanças na percepção humana e nos processos de conhecimento do mundo operadas pelo cinema. Ao final, a aproximação entre a forma benjaminiana de exposição da verdade e a estrutura narrativa do documentário Ônibus 174, de José Padilha, pretende mostrar que é possível pensar filosoficamente fazendo cinema.

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Biografia do Autor

Martha D’Angelo, UFF

Martha D’Angelo é doutora em Filosofia pela UFRJ (2000), professora da Faculdade  de  Educação  e  do Programa de Pós-graduação em Educação da UFF. 

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Publicado

2020-07-28