O PROBLEMA EDUCACIONAL EM MATO GROSSO COMPLEXIFICADO PELO AGRONEGÓCIO E PELA PANDEMIA CONTRADIÇÕES E PERSPECTIVAS

Autores

  • Elismar Bezerra Arruda Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá - MT https://orcid.org/0000-0002-9399-2234

Palavras-chave:

Problema Educacional, Educação Básica, EJA, Trabalhadores.

Resumo

Resumo

Este trabalho trata do problema educacional, no sentido de determinar o seu significado concreto na realidade mato-grossense, em que o Agronegócio se desenvolve como supremacia econômica e política. O esforço se desenvolve sob a concepção de que essa caracterização inicial é condição para as definições da política de estruturação e desenvolvimento da Educação Básica, e de que a efetivação dessa política impacta a realidade com consequências e perspectivas econômico-sociais importantes para a sociedade em geral. Busca-se demonstrar que, se a Educação Básica é elemento estratégico para o desenvolvimento da sociedade em geral, a sua universalização, que pressupõe uma nova e massiva oferta da EJA, assim como a sua negação às massas, não se efetiva alheias às necessidades e aos interesses específicos e contraditórios dos grupos ou classes sociais fundamentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elismar Bezerra Arruda, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá - MT

Professor da Rede Pública de Ensino. Pesquisador da Educação dos trabalhadores no contexto do Agronegócio em Mato Grosso.

Referências

ARRUDA, Elismar Bezerra. A educação dos trabalhadores em Mato Grosso no tempo do agronegócio: contradições e perspectivas no capitalismo periférico. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, PPGEUFF, 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 48ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. Vol. 2. 5ª ed. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2010.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Livro I: O processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2013.

COTRIM, Vera. Trabalho Produtivo em Karl Marx. Velhas e novas questões. São Paulo: Alameda, 2012.

Downloads

Publicado

2021-01-24

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)