O PROBLEMA EDUCACIONAL EM MATO GROSSO COMPLEXIFICADO PELO AGRONEGÓCIO E PELA PANDEMIA CONTRADIÇÕES E PERSPECTIVAS

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DOI:

https://doi.org/10.22409/enfil.v8i12.46346

Palavras-chave:

Problema Educacional, Educação Básica, EJA, Trabalhadores.

Resumo

Resumo

Este trabalho trata do problema educacional, no sentido de determinar o seu significado concreto na realidade mato-grossense, em que o Agronegócio se desenvolve como supremacia econômica e política. O esforço se desenvolve sob a concepção de que essa caracterização inicial é condição para as definições da política de estruturação e desenvolvimento da Educação Básica, e de que a efetivação dessa política impacta a realidade com consequências e perspectivas econômico-sociais importantes para a sociedade em geral. Busca-se demonstrar que, se a Educação Básica é elemento estratégico para o desenvolvimento da sociedade em geral, a sua universalização, que pressupõe uma nova e massiva oferta da EJA, assim como a sua negação às massas, não se efetiva alheias às necessidades e aos interesses específicos e contraditórios dos grupos ou classes sociais fundamentais.

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Biografia do Autor

  • Elismar Bezerra Arruda, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá - MT
    Professor da Rede Pública de Ensino. Pesquisador da Educação dos trabalhadores no contexto do Agronegócio em Mato Grosso.

Referências

ARRUDA, Elismar Bezerra. A educação dos trabalhadores em Mato Grosso no tempo do agronegócio: contradições e perspectivas no capitalismo periférico. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, PPGEUFF, 2017.

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Publicado

2021-01-24