A ESCOLA EM TEMPO PANDÊMICO

DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autores

  • Nicole Mieko Takada Moreti UNESP

DOI:

https://doi.org/10.1234/enfil.v3i18.57521

Resumo

O contexto pandêmico trouxe para o cotidiano escolar novos desafios e perspectivas, diante de mudanças já em curso, porém, aceleradas frente à pandemia do Covid-19. Este artigo tem por objetivo refletir sobre o espaço escolar em tempos de pandemia, analisando a conjuntura do ensino remoto implementado nas escolas públicas do Estado de São Paulo. A pesquisa, baseou-se em levantamento bibliográfico e normativas disponíveis em plataformas oficiais. No segundo momento, respaldou-se em informações obtidas através de um questionário aplicado junto a professores, gestores e equipe pedagógica de uma escola pública estadual do município de Dracena/SP. A análise dos dados e a discussão proposta demonstram as dificuldades de adaptação diante da necessidade do distanciamento social, tanto de professores quanto de alunos, mas também evidenciam algumas estratégias bem sucedidas colocadas em prática para minimizar os impactos na evasão e defasagem no ensino aprendizagem.

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Biografia do Autor

Nicole Mieko Takada Moreti, UNESP

Professora efetiva de Geografia, atuando na Educação Básica do Estado de São Paulo. Graduada em Licenciatura
plena em Geografia na FAI - Faculdades Adamantinenses Integradas/ Adamantina - SP em 2006, Pós-Graduada (Lato
Sensu) em História e Mídia também na FAI - Faculdades Adamantinenses Integradas/ Adamantina - SP em 2011.
Graduada em Pedagogia na Universidade Anhanguera-Uniderp/ Campo Grande - MS em 2017. Mestre e doutoranda
em Geografia (Acadêmico) pelo programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT-UNESP Campus de Presidente
Prudente. Atua como Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico (PCNP) de Geografia, na Diretoria de Ensino
de Adamantina, órgão descentralizado da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE/SP).

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Publicado

2023-11-04

Edição

Seção

NÚMERO TEMÁTICO