GRAMSCI, CONTRAREFORMA DO ENSINO MÉDIO E (DE)FORMAÇÃO HUMANA
GRAMSCI, CONTRAREFORMA DO ENSINO MÉDIO E (DE)FORMAÇÃO HUMANA
DOI:
https://doi.org/10.22409/enfil.v12i19.59089Resumo
Examina-se, a BNCC e o “novo” Ensino Médio, a partir das categorias teóricas, escola unitária, tradutibilidade e formação humana omnilateral de Antonio Gramsci. Utilizou-se a pesquisa documental de algumas obras de Gramsci, entre elas, os Cadernos do Cárcere 12 (vol.2), 13 (vol.3) e 22 (vol.4). Os resultados evidenciaram que a BNCC e o “novo” ensino médio representam um projeto mutilador dos estudantes conformando-os à lógica destrutiva do capitalismo. Conclui-se pela revogação da contrarreforma do ensino médio e a defesa da formação humana integral.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista En_fil aceita manuscritos originais em português, italiano, espanhol e inglês. Se o manuscrito original for redigido em língua estrangeira, ele deve ser acompanhado da versão em português.
A Revista En_fil não cobra taxas referentes à submissão, à avaliação ou à publicação de artigos. Oferece acesso livre, gratuito e imediato a todos os leitores, independentemente de cadastramento no site.