GRAMSCI, CONTRAREFORMA DO ENSINO MÉDIO E (DE)FORMAÇÃO HUMANA

GRAMSCI, CONTRAREFORMA DO ENSINO MÉDIO E (DE)FORMAÇÃO HUMANA

Autores

  • Eliesér Toretta Zen
  • Douglas Cristian Ferrari de Mello
  • Antonio Donizetti Sgarbi

DOI:

https://doi.org/10.22409/enfil.v12i19.59089

Resumo

Examina-se, a BNCC e o “novo” Ensino Médio, a partir das categorias teóricas, escola unitária, tradutibilidade e formação humana omnilateral de Antonio Gramsci. Utilizou-se a pesquisa documental de algumas obras de Gramsci, entre elas, os Cadernos do Cárcere 12 (vol.2), 13 (vol.3) e 22 (vol.4). Os resultados evidenciaram que a BNCC e o “novo” ensino médio representam um projeto mutilador dos estudantes conformando-os à lógica destrutiva do capitalismo. Conclui-se pela revogação da contrarreforma do ensino médio e a defesa da formação humana integral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Douglas Cristian Ferrari de Mello

Doutor em educação no Programa de Pós-graduação em Educação pela Ufes. Possui graduação em pedagogia (2017) pela Uniube e em história (2003) pela Ufes, especialização (2004) e mestrado (2007) em História pela Ufes. Foi professor da Prefeitura Municipal de Vila Velha de 2004 a 2017. Orcid:  E-mail: 

Antonio Donizetti Sgarbi

[1] Doutor em Educação (História e Filosofia da Educação) pela PUC/SP, professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), com lotação no Curso de Pedagogia - Ifes Campus Vila Velha. 

##submission.downloads##

Publicado

2024-06-14

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)