v. 12 n. 19 (2024): PERSPECTIVAS E DILEMAS DOS GOVERNOS PROGRESSISTAS NA AMÉRICA LATINA

					Visualizar v. 12 n. 19 (2024): PERSPECTIVAS E DILEMAS DOS GOVERNOS PROGRESSISTAS NA AMÉRICA LATINA

As relações políticas entre os países vêm atravessando, em nível global, por uma série de mudanças relacionadas ao enfraquecimento da hegemonia estadunidense como polo único de poder estabelecido com o desmantelamento da União Soviética. A ascensão econômica e política da China e as novas alianças e acordos que estão se formando ao redor dos BRICS e de outras instâncias multilaterais, sobretudo asiáticas, estão pondo em xeque a predominância econômica, militar e diplomática dos Estados Unidos em diversas áreas do mundo, como a África, o Oriente Médio e partes da Ásia e da Oceania. Nesse contexto, os países latino-americanos se veem diante de novos riscos e oportunidades que se apresentam nesse momento de turbulências globais. Depois de uma onda de governos conservadores eleitos na última década, diversos países da região vêm elegendo governos progressistas para a liderança de seus países, que precisam lidar com os desafios colocados pela conjuntura internacional, mas também com dificuldades internas, advindas dos problemas históricos e recentes, como golpes de Estado, guerras híbridas, “lawfare” e a ascensão de neofascismos.

Publicado: 2024-06-14

ARTIGOS

  • EL RETORNO DEL PERONISMO AL GOBIERNO EN ARGENTINA (2019-2023): DE LA ILUSIÓN AL FRACASO

    Andrés Tzeiman
    3-46
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v12i19.58989
  • GRAMSCI, CONTRAREFORMA DO ENSINO MÉDIO E (DE)FORMAÇÃO HUMANA GRAMSCI, CONTRAREFORMA DO ENSINO MÉDIO E (DE)FORMAÇÃO HUMANA

    Eliesér Toretta Zen, Douglas Cristian Ferrari de Mello, Antonio Donizetti Sgarbi
    47-63
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v12i19.59089
  • A IMPORTÂNCIA DA LEITURA À FORMAÇÃO POLÍTICA: REFLEXÕES COMO APOIO AO DOCENTE EM FORMAÇÃO INICIAL

    Gustavo Massena de Lira , Janiara de Lima Medeiros, Silvana Matos Uhmann
    64-75
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v12i19.62291
  • AMADEO BORDIGA E A INTRANSIGÊNCIA (1912-1920)

    Marília Machado, Marcos Del Roio
    75-92
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v12i19.62111
  • METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA E FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

    Tassio Carlos
    93-102
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v12i19.60527
  • CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE

    Josenaide Alves da Silva; Amanda Christie Argôlo Castro dos Santos, : Laiane Santos Alcântara Chaves, Nataélia Alves da Silva
    103-115
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v12i19.62313

RESENHAS

  • CONHEÇA E UTILIZE SOFTWARE EDUCATIVO AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

    Ricael Spirandeli Rocha, Paula Teixeira Nakamoto
    116-121
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v12i19.57394

ENTREVISTAS

  • ENTREVISTA COM MARCELLO BERNARDO XAVIER REIS SÁ POR REVISTA ENFIL

    Reginaldo Scheuermann Costa
    122-126
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v12i19.63309