GRAMSCI Y FREIRE: UM DIÁLOGO ACERCA DA FILOSOFIA DA PRÁXIS E DA LIBERTAÇÃO

Autores/as

  • Janiara de Lima Medeiros Universidade Federal Fluminense
  • Silvio Marcos Dias Santos Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/enfil.v12i20.65584

Resumen

El artículo pretende un diálogo entre una filosofía de la práctica y una filosofía de la libertad. Aborda inquietações about do processo de transformação o ser humano oprimido em sujeito livre. Para tanto, establecimos relaciones entre la lectura crítica y la formación humana numa perspectiva de integralización del sujeto social. Trata a liberdade à luz de Antonio Gramsci (1891-1937) y de Paulo Freire (1921-1997), destacando aspectos entre los olhares teóricos dos pensadores marxistas que alicerçam a formação política moderna, cujos pensamentos resultarán em importantes legados para una educación integral e como prácticas pedagógicas contemporáneas. Busca comprender os objetos de análisis de Gramsci y de Freire, centrados en las realidades nacionales por los abordados: os operários da Itália, oprimidos pelo fascismo e, no caso brasileiro, os “oprimidos” marginados pelo capitalismo brasileiro, cuja palavra e direitos são recorrentemente dificultados por fazerem parte de una población periférica. Reflexione sobre los entraveses que cotidianamente subtraem a possibilidade do pensar consciente, crítico e liberto das violências imputadas a esa clase social. Trata-se de un análisis teórico y cualitativo, que comprende una hegemonia como un concepto de impactos controversos na edificación de una formación crítica para la liberación en prol da luta pela transformação social na actual coyuntura brasileña.

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Biografía del autor/a

Janiara de Lima Medeiros, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Educação vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (PPGE UFF), Linha Filosofia, Estética e Sociedade (FES). Integrante dos Grupos de Pesquisa (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia Política e Educação (NuFiPE) e; Estado, Trabalho, Educação e Desenvolvimento: o Pensamento Crítico Latino-Americano e a tradutibilidadede de Antonio Gramsci (GPETED), ambos vinculados à Universidade Federal Fluminense (UFF). Universidade Federal Fluminense (UFF). Lattes: http://lattes.cnpq.br/3544078470911638. ORCID: https://orcid.org/0009-0005-8610-4728 E-mail: jlmedeiros@id.uff.br

Silvio Marcos Dias Santos , Universidade Federal Fluminense

Doutor em Ciência da Informação, pela Universidade Federal Fluminense. Bibliotecário do Instituto Federal do Paraná. Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0008304260976771. Orcid: 0000-0002-2448-7824. E-mail: silviosantos@id.uff.br

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Publicado

2025-02-26

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