GRAMSCI E FREIRE: UM DIÁLOGO ACERCA DA FILOSOFIA DA PRÁXIS E DA LIBERTAÇÃO

Autores

  • Janiara de Lima Medeiros Universidade Federal Fluminense
  • Silvio Marcos Dias Santos Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/enfil.v12i20.65584

Resumo

O artigo pretende um diálogo entre a filosofia da Práxis e a filosofia da libertação. Aborda inquietações acerca do processo de transformação o ser humano oprimido em sujeito livre. Para tanto, estabelece relações entre a leitura crítica e a formação humana numa perspectiva de integralização do sujeito social. Trata a liberdade à luz de Antonio Gramsci (1891-1937) e de Paulo Freire (1921-1997), destacando aspectos entre os olhares teóricos dos pensadores marxistas que alicerçam a formação política moderna, cujos pensamentos resultaram em importantes legados para a educação integral e as práticas pedagógicas contemporâneas. Busca compreender os objetos de análise de Gramsci e de Freire, centrada nas realidades nacionais por eles abordadas: os operários da Itália, oprimidos pelo fascismo e, no caso brasileiro, os “oprimidos” marginalizados pelo capitalismo brasileiro, cuja palavra e direitos são recorrentemente dificultados por fazerem parte de uma população periférica. Reflete sobre os entraves que cotidianamente subtraem a possibilidade do pensar consciente, crítico e liberto das violências imputadas a essa classe social. Trata-se de uma análise teórica e qualitativa, que compreende a hegemonia como um conceito de impactos controversos na edificação de uma formação crítica para a liberdade em prol da luta pela transformação social na atual conjuntura brasileira.

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Biografia do Autor

Janiara de Lima Medeiros, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Educação vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (PPGE UFF), Linha Filosofia, Estética e Sociedade (FES). Integrante dos Grupos de Pesquisa (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia Política e Educação (NuFiPE) e; Estado, Trabalho, Educação e Desenvolvimento: o Pensamento Crítico Latino-Americano e a tradutibilidadede de Antonio Gramsci (GPETED), ambos vinculados à Universidade Federal Fluminense (UFF). Universidade Federal Fluminense (UFF). Lattes: http://lattes.cnpq.br/3544078470911638. ORCID: https://orcid.org/0009-0005-8610-4728 E-mail: jlmedeiros@id.uff.br

Silvio Marcos Dias Santos , Universidade Federal Fluminense

Doutor em Ciência da Informação, pela Universidade Federal Fluminense. Bibliotecário do Instituto Federal do Paraná. Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0008304260976771. Orcid: 0000-0002-2448-7824. E-mail: silviosantos@id.uff.br

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Publicado

2025-02-26

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