ASPECTOS PARA A CONTRIBUIÇÃO DO CONCEITO DE EDUCAÇÃO POPULAR A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO CURSINHO POPULAR PRÉ-VESTIBULAR ALICERCE 23

Autores

  • Alexandra Maciel Veiga ABDCONST
  • Mirian Letícia Mazzardo Dantas Cursinho Popular Alicerce 23; Associação de Moradores 23 de Agosto

DOI:

https://doi.org/10.1234/enfil.vi14.51655

Resumo

RESUMO

O presente artigo centra sua análise sobre a educação popular em contexto urbano e periférico como alternativa de resistência e emancipação. Em um primeiro momento, constroem-se apontamentos para definição do conceito de Educação Popular a partir da análise da experiência do Cursinho Popular Alicerce 23, na periferia de Curitiba. Em um segundo momento, será investigado como agentes participantes do Cursinho interagem entre eles e dão sentido ao conceito de educação popular. Serão manejados métodos de revisão bibliográfica e análise documental para dar corpo ao processo de investigação. 

Palavras-chaves: Educação Popular; Periferia; Cursinho Pré-vestibular; Trabalho.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandra Maciel Veiga, ABDCONST

Graduada pela Universidade Federal do Paraná, pós-graduanda na Abdconst, advogada trabalhista, professora de redação do Cursinho Popular Alicerce 23.

Mirian Letícia Mazzardo Dantas, Cursinho Popular Alicerce 23; Associação de Moradores 23 de Agosto

Graduada em ciências sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); professora de sociologia do Cursinho Popular Alicerce 23; integrante da Associação de Moradores 23 de Agosto, Curitiba/PR.

Downloads

Publicado

2021-12-19