NARRATIVAS INFANTIS EM CONTEXTO DE PANDEMIA

Auteurs-es

  • Fernanda Ferreira de Oliveira Universidade Metodista de Piracicaba
  • Luciana Haddad Ferreira Universidade São Francisco

DOI :

https://doi.org/10.22409/enfil.v11i17.57433

Résumé

 

Resumo: A pandemia covid-19 impôs a todas as pessoas o distanciamento social e em meio a este caos tem nos interessado saber sobre algumas possíveis criações narrativas de um grupo de crianças pequenas da educação infantil pública de Piracicaba SP, em contexto forçado de educação virtual. Tomamos como objeto deste artigo a compreensão e interpretação de algumas narrativas infantis produzidas pelo grupo de crianças mencionado, a partir de um processo de interação e reação frente a proposituras artísticas planejadas intencionalmente pela professora da turma que também é pesquisadora e a Autora 1 do presente trabalho. As narrativas demonstram a capacidade particulares das crianças pequenas de direcionar o imaginário no processo de composição e desenvolvimento da formação estética infantil na relação com a arte. Salientamos, ainda, que tais proposituras artísticas e as reações desse grupo de crianças foram consideradas como produção de fontes de pesquisa de doutorado em educação da Autora 1.

Palavras-chave: Narrativa. Educação Infantil. Criação. Arte.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur-e

Luciana Haddad Ferreira, Universidade São Francisco

Docente e pesquisadora permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco (PPGSSE/USF). Professora colaboradora do Departamento de Psicologia Educacional na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp - 2014), realizou pós-doutorado em Psicologia Educacional na Universidade Federal de Uberlândia (UFU - 2018), com investigação no campo da Psicologia e Arte. Especialista em Educação e concepções do conhecimento (USL- 2009) com complementação no Instituto Jean Piaget (Almada-Portugal), e especialista em Arteterapia (USM - 2006). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2004), É lider do Grupo de Pesquisa Histórias de Vida, Narrativas e Subjetividades - Hinas (PPGE/UNIMEP) e é membro do grupo de estudos e pesquisa em Educação Continuada ? Gepec (FE/UNICAMP). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arte-Educac'ão do IBFE / Campinas de 2016 a 2018. Editora da revista Horizontes (USF) desde janeiro de 2022, e editora da revista Comunicações (Unimep) de 01 de 2021 a 12/2021). Participou como membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/CONEP - Unimep) nos anos de 2019 e 2021. Foi coordenadora do Núcleo de "Formação de Professores, Trabalho Docente e Política Educacional" do PPGE / Unimep, nos anos de 2019 e 2020. Desenvolve pesquisas e trabalha com formação de professores, especialmente nas aproximações entre Educação, Psicologia e Arte, com ênfase em pesquisa narrativa, ênfase em teoria Histórico-Cultural e ênfase em educação e experiência estética. Atua desde 2009 na docência na Educação Superior. Possui 21 anos de experiência como professora de Educação Básica, período em que também desempenhou as funções de diretora, orientadora e coordenadora pedagógica.

Téléchargements

Publié-e

2023-07-06

Numéro

Rubrique

NÚMERO TEMÁTICO