PANDEMIA E TRABALHO REPRODUTIVO
O CASO DAS ESTUDANTES DO IFB
DOI :
https://doi.org/10.22409/enfil.v10i16.57445Résumé
O estudo remoto e o trabalho reprodutivo (popularmente conhecido como trabalho doméstico) tornou-se uma realidade imposta para as estudantes de diferentes cursos do Instituto Federal de Brasília (IFB) a partir do primeiro semestre de 2020. Essa imposição aconteceu devido ao comunicado da Organização Mundial da Saúde alertando sobre o crescimento acelerado de uma doença infecciosa que se espalhava por diferentes países, causada pelo vírus SARS-CoV-2. 2. A pandemia da COVID-19 estava instalada e a população precisou adaptar-se ao novo contexto, é, portanto, sobre essa temática que o presente estudo se desenvolve. Trata-se de uma investigação sobre como o estudo remoto afetou as relações familiares, acadêmicas e as jornadas de trabalho das discentes do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais (TPG) do IFB. O estudo é do tipo misto (quantitativo e qualitativo) e utilizou questionário para coleta de dados. Os resultados da pesquisa apontam que a maioria das respondentes é mulher negra ou parda, com idade entre vinte e seis a trinta anos, tem filho/s(as) em idade escolar, e este último caracteriza ao menos jornada dupla de trabalho. Sentem falta de dedicar tempo à família e relatam dificuldade em manter uma rotina de estudos e conciliar os estudos remotos com as demandas do lar. Estima-se que os resultados deste trabalho provoquem novas inquietações e questionamentos, de modo a impulsionar as discussões e, consequentemente, novos estudos e novas pesquisas.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
A Revista En_fil aceita manuscritos originais em português, italiano, espanhol e inglês. Se o manuscrito original for redigido em língua estrangeira, ele deve ser acompanhado da versão em português.
A Revista En_fil não cobra taxas referentes à submissão, à avaliação ou à publicação de artigos. Oferece acesso livre, gratuito e imediato a todos os leitores, independentemente de cadastramento no site.