EDUCAÇÃO DA INTUIÇÃO SENSÍVEL: RESGATANDO A VERDADE NO CAPITALISMO DIGITAL

Auteurs-es

  • Tomas Guillermo Polo Universidade Federal do Acre

DOI :

https://doi.org/10.22409/enfil.v12i20.64712

Résumé

Este artigo examina a disseminação de desinformação e a influência das plataformas digitais na era da pós-verdade, destacando como a psicometria utilizada pelas redes sociais, publicidade e a indústria do entretenimento manipula o inconsciente, implantando opiniões, criando desejos e provocando emoções. Analisando a comoditização da cultura e a performação das ações, o estudo utiliza teorias de Freire, Horkheimer, Adorno, Kahneman e Haidt para explorar a necessidade de uma educação que vá além da alfabetização midiática, incorporando o desenvolvimento das intuições emocionais e sensíveis. A pesquisa enfatiza a importância de uma autopercepção crítica e uma reflexão profunda para resistir eficazmente às manipulações digitais e às pressões culturais, propondo uma nova abordagem educacional.

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Publié-e

2025-02-26