Soumissions

Ouvrir une session ou (S'inscrire) pour faire une soumission.

Liste de vérification de la soumission

En tant que partie intégrante du processus de soumission, les auteurs doivent s'assurer de la conformité de leur soumission avec tous les éléments suivants, et les soumissions peuvent être retournées aux auteurs qui ne sont pas conformes à ces directives.
  • LINHA EDITORIAL E NORMAS PARA PUBLICAÇÃO
    Revista Enfil (ISSN 2317-6628)é uma publicação eletrônica, semestral, do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia Política e Educação – NuFiPE-UFF, vinculada à Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, direcionada aos movimentos sociais, pesquisadoras e pesquisadores, professoras e professores dedicados à teoria crítica e a educação.
    A proposta da Revista Enfil é estimular e divulgar pesquisas e análises sobre a formação humana no contexto da luta de classes, buscando desenvolver a crítica sobre as formas de opressão e exploração na sociedade, sobre alternativas societárias e as implicações sobre a Educação. A linha editorial busca estimular o debate entre as diversas matizes da reflexão crítica, de acordo com uma articulação coerente das suas bases epistemológicas.

  • INSTRUÇÕES GERAIS
    A partir do ano de 2020, a Revista Enfil passou a editar Dossiês, de acordo com o acúmulo do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia Política e Educação – NuFiPE-UFF. Os dossiês serão compostos por textos inéditos de autores convidados e enviados. O fluxo contínuo recebe ensaios, artigos, resenhas, resumos de teses e dissertações de temáticas variadas. Cada texto enviado está condicionado a receber dois pareceres emitidos pelo Comitê Científico e/ou colaboradores ad hoc. Caso haja divergência, um terceiro parecer será realizado. Qualquer questão específica será definida pelos editores.
    Os critérios de publicação são definidos de acordo com o formulário de avaliação, nos aspectos de relevância, pertinência, consistência teórico-metodológica e articulação textual. O período de submissão à publicação dos textos é de 06 a 08 meses. Cada submissão é definida pela edição da Revista, seguindo as avaliações por pares duplo cego ou pelos editores.
    Sobre o processo de submissão de acordo com o formulário de avaliação e sistema OJS. Os textos são aprovados nas seguintes situações: 1) aceito para publicação com alterações; 2) aceito para a publicação com alterações indicadas no parecer; 3) Não aceito.
  • INSTRUÇÕES PARA PREPARAÇÃO DE MANUSCRITOS
    Textos em português ou espanhol; submissões não podem ser avaliadas simultaneamente por outras revistas; originais e inéditos.
    Artigos: mínimo 30 mil, no máximo, 60 mil caracteres com espaços, incluindo as referências bibliográficas e notas.
    Ensaios: mínimo 15 mil e, no máximo, 30 mil caracteres com espaços, incluindo as referências bibliográficas e notas.
    Artigos e ensaios com resumo de até 600 caracteres com espaços, e de três a cinco palavras-chave.
    Resenhas: mínimo 7 mil e máximo de 10 mil caracteres com espaços. A formatação é mesma dos artigos, contendo a referência bibliográfica completa da obra resenhada.
    Entrevistas são realizadas pelos editores, de acordo com o acúmulo do conselho editorial e comitê científico. Limite: 30 mil caracteres com espaço.
    Resumos de Teses e Dissertações são indicadas pelos editores, Conselho Editorial, Comitê Científico e organizadores do Número Temático. Mínimo 7 mil, e máximo de 10 mil caracteres com espaços, incluindo palavras-chave, referências bibliográficas e notas.
    Seção Memória e Documentos: textos serão avaliados pelos editores.
    O envio de manuscritos será recebido pela internet, de acordo com cadastro no sistema da Revista Enfil (OJS). Qualquer informação pelo email: revistaenfil@gmail.com
    Cadastro: nome completo, maior titulação com a instituição e país por extenso, com as respectivas siglas, filiação institucional por extenso, áreas de avaliação ou estudos, telefone, e-mail para contato com os editores, número do ORCID, Curriculum Vitae (formato Lattes, para Brasil).
    O(s) autor(es), no máximo três, devem enviar o texto sem identificação e informações. O texto deve seguir as normas da ABNT (NBR 6023/2018) e passar por revisão linguística especializada. As submissões não adequadas serão devolvidas.
    Aos editores se dá a prerrogativa definir o aceite ou não, mediante a política editorial, diretrizes e normas de publicação, assim como de sugerir alterações no texto de acordo com a política editorial. Não sendo encaminhados os ajustes, os editores podem cancelar a publicação.
    O envio de texto garante a cessão integral dos direitos autorais à Revista Enfil.
  • ORIENTAÇÕES PARA A FORMATAÇÃO DOS TEXTOS
    Formato A4, MS Word, Arial 12, justificado, espaçamento de linhas 1,5 cm, sem espaço entre parágrafos e com recuo de 1,25 cm no início de cada parágrafo.
    As margens: esquerda e superior devem ser de 3 cm e a inferior e direita de 2,0 cm.
    Título, resumo e palavras-chave em português, espanhol e inglês.
    Título em língua portuguesa em Arial 12, centralizado, em negrito, caixa alta, espaçamento 1.5, com até 120 caracteres, com espaço. Depois do título espaçamento simples o nome do autor. No caso de haver 2 ou 3 autores, os nomes colocados separados por espaçamentos simples.
    Resumo em língua portuguesa em Arial 10.
    Os títulos em língua espanhola e em língua inglesa deverão ser em Arial 10, com alinhamento à esquerda, negrito, caixa alta, espaçamento simples. Abaixo do resumo em português. Resumos e palavras- chave em Arial 10, espaçamento simples.
    Os títulos das seções e subseções em Arial 12, em negrito, caixa alta e baixa, alinhados à margem esquerda, com espaçamento simples entre linhas, e espaçamento 1,5 cm entre os títulos e subseções das seções e o texto. Para destaque, no interior do texto, utilizar apenas itálico.
    A versão final dos textos aprovados devem conter em nota de rodapé em Arial 10, espaçamento simples entre linhas, justificado: nome do(s) autor(es), titulação (instituição e país por extenso, com as respectivas siglas), filiação institucional (por extenso e com as siglas), áreas de avaliação ou estudos, e-mail, ORCID e link do Lattes.
    Notas de rodapé explicativas. Numerar e no pé de página, com fonte Arial 10, espaçamento simples, justificado. Para as notas de rodapé, citações longas, para a indicação da fonte (autoria) das figuras e tabelas ou informações de autoria, usar fonte Arial 10, espaçamento simples, justificado. Para as legendas e conteúdo das ilustrações e tabelas, usar fonte Arial, tamanho 10.
    . As citações, ao longo do texto, devem subordinar-se à forma: Autor (data) ou Autor (data, p.), Exemplo: Marx (1977) ou Mészáros (2002, p.95). Ao final do parágrafo e citações literais: (AUTOR, data) e (AUTOR, data, página). Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data, por exemplo: (GRAMSCI, 1995a), (GRAMSCI, 1995b).
    Citações literais devem ser inseridas no parágrafo entre aspas. Se estiverem com aspas no texto original, substituí-las por aspas simples. Citações literais de mais de três linhas devem ser destacadas do texto (um enter antes e um depois), com 4 cm de recuo à esquerda, espaço simples, fonte Arial 11. Para indicar fragmentos, utilizar colchetes [...]
    Referências apenas dos autores, textos e documentos citados no trabalho. Ao final do texto, em ordem alfabética, com espaço simples, seguindo as normas atualizadas da ABNT. Exemplos:
    Livros:
    ALGEBAILE, Eveline. Escola pública e pobreza no Brasil. A ampliação para menos. Rio de Janeiro: Lamparina, Faperj, 2009
    Parte de livro:
    com autoria própria:
    ROMANO, G. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G; SCHMIDT, (Org). História dos jovens. 2 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. P. 7-16.
    da mesma autoria:
    SANTOS, F. R. dos. A colonização da terra do Tucujús. In: ____________. História do Amapá. 2 ed. Macapá: Valcan, 1994. cap 3.
    Artigos:
    FERNANDES, Maria José da Silva. As recentes reformas educacionais paulistas na visão dos professores. Educação em Revista, Belo Horizonte: UFMG, v. 26, n. 3, p. 75-102, dez. 2010.
    Legislação:
    SÃO PAULO. Lei complementar n. 1.078, de 17 de dezembro de 2008. Institui Bonificação por Resultados (BR), no âmbito da Secretaria da Educação, e dá providências correlatas. Diário Oficial do Estado de São Paulo, Seção I, p. 1, 18 dez. 2008.
    Documentos institucionais:
    BRASIL. Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Orientações sobre o Programa Saúde na Escola para a elaboração dos projetos locais. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2008a. Disponível em: . Acesso em: 16 abr. 2009.
    Teses/dissertações/Monografias:
    BARREIRA, Luís. História e historiografia: as escritas recentes da história da educação brasileira (1971-1988). 1995. 220f. Tese (Doutorado em História da Educação) – UNICAMP, Campinas.
    Publicações em meio eletrônico:
    SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro: ANPEd; Autores Associados, v. 14, n. 40, jan./abr. 2009. Disponível em: Acesso em: 29 set. 2014.
    ).

  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Resumo em português e mais duas linguas estrangeiras (italiano, inglês, espanhol ou francês).

Directives aux auteurs

A Revista En_Fil é direcionada à área de Educação, recebendo fluxo contínuo, trabalhos originais (dossiê temático, artigo, resenha, entrevista e documento) em português, italiano, espanhol e inglês.

 

Os trabalhos devem contribuir para a produção de conhecimento crítico na área de educação. Os trabalhos produzidos em língua estrangeira devem ter versão em português em anexo.

 

O trabalho deve ter caráter inédito e originalidade no seu respectivo campo científico.

 

Todas as publicações estão condicionadas à avaliação da comissão de pareceristas. Tendo como orientação: 1. relevância do tema; 2. rigor científico, teórico, metodológico e argumentativo.

 

A triagem dos trabalhos é realizada pelos editores e encaminhada aos pareceristas. Possíveis omissões são deliberadas pelos Editores.

 

Caso o trabalho seja aprovado, haverá uma análise sobre a linguagem do texto e possíveis indicações aos autores para alterações. De acordo com o prazo, o trabalho será encaminhado para diagramação e publicação.

 

O resumo deve ter versão em duas línguas. O autor pode optar por inglês, italiano, francês e espanhol.

 

As regras de formatação de texto, citações e referências bibliográficas adotadas pela Em_fil têm por base as Normas da Associação Brasileira de Normas Técnica (ABNT), quais sejam, NBR 10520/2002, NBR 10719/2011, NBR 6021/2016, NBR 6023/2018.

 

ARTIGOS

Política padrão de seção

Déclaration de confidentialité

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.