Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • LINHA EDITORIAL E NORMAS PARA PUBLICAÇÃO
    Revista Enfil (ISSN 2317-6628)é uma publicação eletrônica, semestral, do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia Política e Educação – NuFiPE-UFF, vinculada à Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, direcionada aos movimentos sociais, pesquisadoras e pesquisadores, professoras e professores dedicados à teoria crítica e a educação.
    A proposta da Revista Enfil é estimular e divulgar pesquisas e análises sobre a formação humana no contexto da luta de classes, buscando desenvolver a crítica sobre as formas de opressão e exploração na sociedade, sobre alternativas societárias e as implicações sobre a Educação. A linha editorial busca estimular o debate entre as diversas matizes da reflexão crítica, de acordo com uma articulação coerente das suas bases epistemológicas.

  • INSTRUÇÕES GERAIS
    A partir do ano de 2020, a Revista Enfil passou a editar Dossiês, de acordo com o acúmulo do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia Política e Educação – NuFiPE-UFF. Os dossiês serão compostos por textos inéditos de autores convidados e enviados. O fluxo contínuo recebe ensaios, artigos, resenhas, resumos de teses e dissertações de temáticas variadas. Cada texto enviado está condicionado a receber dois pareceres emitidos pelo Comitê Científico e/ou colaboradores ad hoc. Caso haja divergência, um terceiro parecer será realizado. Qualquer questão específica será definida pelos editores.
    Os critérios de publicação são definidos de acordo com o formulário de avaliação, nos aspectos de relevância, pertinência, consistência teórico-metodológica e articulação textual. O período de submissão à publicação dos textos é de 06 a 08 meses. Cada submissão é definida pela edição da Revista, seguindo as avaliações por pares duplo cego ou pelos editores.
    Sobre o processo de submissão de acordo com o formulário de avaliação e sistema OJS. Os textos são aprovados nas seguintes situações: 1) aceito para publicação com alterações; 2) aceito para a publicação com alterações indicadas no parecer; 3) Não aceito.
  • INSTRUÇÕES PARA PREPARAÇÃO DE MANUSCRITOS
    Textos em português ou espanhol; submissões não podem ser avaliadas simultaneamente por outras revistas; originais e inéditos.
    Artigos: mínimo 30 mil, no máximo, 60 mil caracteres com espaços, incluindo as referências bibliográficas e notas.
    Ensaios: mínimo 15 mil e, no máximo, 30 mil caracteres com espaços, incluindo as referências bibliográficas e notas.
    Artigos e ensaios com resumo de até 600 caracteres com espaços, e de três a cinco palavras-chave.
    Resenhas: mínimo 7 mil e máximo de 10 mil caracteres com espaços. A formatação é mesma dos artigos, contendo a referência bibliográfica completa da obra resenhada.
    Entrevistas são realizadas pelos editores, de acordo com o acúmulo do conselho editorial e comitê científico. Limite: 30 mil caracteres com espaço.
    Resumos de Teses e Dissertações são indicadas pelos editores, Conselho Editorial, Comitê Científico e organizadores do Número Temático. Mínimo 7 mil, e máximo de 10 mil caracteres com espaços, incluindo palavras-chave, referências bibliográficas e notas.
    Seção Memória e Documentos: textos serão avaliados pelos editores.
    O envio de manuscritos será recebido pela internet, de acordo com cadastro no sistema da Revista Enfil (OJS). Qualquer informação pelo email: revistaenfil@gmail.com
    Cadastro: nome completo, maior titulação com a instituição e país por extenso, com as respectivas siglas, filiação institucional por extenso, áreas de avaliação ou estudos, telefone, e-mail para contato com os editores, número do ORCID, Curriculum Vitae (formato Lattes, para Brasil).
    O(s) autor(es), no máximo três, devem enviar o texto sem identificação e informações. O texto deve seguir as normas da ABNT (NBR 6023/2018) e passar por revisão linguística especializada. As submissões não adequadas serão devolvidas.
    Aos editores se dá a prerrogativa definir o aceite ou não, mediante a política editorial, diretrizes e normas de publicação, assim como de sugerir alterações no texto de acordo com a política editorial. Não sendo encaminhados os ajustes, os editores podem cancelar a publicação.
    O envio de texto garante a cessão integral dos direitos autorais à Revista Enfil.
  • ORIENTAÇÕES PARA A FORMATAÇÃO DOS TEXTOS
    Formato A4, MS Word, Arial 12, justificado, espaçamento de linhas 1,5 cm, sem espaço entre parágrafos e com recuo de 1,25 cm no início de cada parágrafo.
    As margens: esquerda e superior devem ser de 3 cm e a inferior e direita de 2,0 cm.
    Título, resumo e palavras-chave em português, espanhol e inglês.
    Título em língua portuguesa em Arial 12, centralizado, em negrito, caixa alta, espaçamento 1.5, com até 120 caracteres, com espaço. Depois do título espaçamento simples o nome do autor. No caso de haver 2 ou 3 autores, os nomes colocados separados por espaçamentos simples.
    Resumo em língua portuguesa em Arial 10.
    Os títulos em língua espanhola e em língua inglesa deverão ser em Arial 10, com alinhamento à esquerda, negrito, caixa alta, espaçamento simples. Abaixo do resumo em português. Resumos e palavras- chave em Arial 10, espaçamento simples.
    Os títulos das seções e subseções em Arial 12, em negrito, caixa alta e baixa, alinhados à margem esquerda, com espaçamento simples entre linhas, e espaçamento 1,5 cm entre os títulos e subseções das seções e o texto. Para destaque, no interior do texto, utilizar apenas itálico.
    A versão final dos textos aprovados devem conter em nota de rodapé em Arial 10, espaçamento simples entre linhas, justificado: nome do(s) autor(es), titulação (instituição e país por extenso, com as respectivas siglas), filiação institucional (por extenso e com as siglas), áreas de avaliação ou estudos, e-mail, ORCID e link do Lattes.
    Notas de rodapé explicativas. Numerar e no pé de página, com fonte Arial 10, espaçamento simples, justificado. Para as notas de rodapé, citações longas, para a indicação da fonte (autoria) das figuras e tabelas ou informações de autoria, usar fonte Arial 10, espaçamento simples, justificado. Para as legendas e conteúdo das ilustrações e tabelas, usar fonte Arial, tamanho 10.
    . As citações, ao longo do texto, devem subordinar-se à forma: Autor (data) ou Autor (data, p.), Exemplo: Marx (1977) ou Mészáros (2002, p.95). Ao final do parágrafo e citações literais: (AUTOR, data) e (AUTOR, data, página). Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data, por exemplo: (GRAMSCI, 1995a), (GRAMSCI, 1995b).
    Citações literais devem ser inseridas no parágrafo entre aspas. Se estiverem com aspas no texto original, substituí-las por aspas simples. Citações literais de mais de três linhas devem ser destacadas do texto (um enter antes e um depois), com 4 cm de recuo à esquerda, espaço simples, fonte Arial 11. Para indicar fragmentos, utilizar colchetes [...]
    Referências apenas dos autores, textos e documentos citados no trabalho. Ao final do texto, em ordem alfabética, com espaço simples, seguindo as normas atualizadas da ABNT. Exemplos:
    Livros:
    ALGEBAILE, Eveline. Escola pública e pobreza no Brasil. A ampliação para menos. Rio de Janeiro: Lamparina, Faperj, 2009
    Parte de livro:
    com autoria própria:
    ROMANO, G. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G; SCHMIDT, (Org). História dos jovens. 2 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. P. 7-16.
    da mesma autoria:
    SANTOS, F. R. dos. A colonização da terra do Tucujús. In: ____________. História do Amapá. 2 ed. Macapá: Valcan, 1994. cap 3.
    Artigos:
    FERNANDES, Maria José da Silva. As recentes reformas educacionais paulistas na visão dos professores. Educação em Revista, Belo Horizonte: UFMG, v. 26, n. 3, p. 75-102, dez. 2010.
    Legislação:
    SÃO PAULO. Lei complementar n. 1.078, de 17 de dezembro de 2008. Institui Bonificação por Resultados (BR), no âmbito da Secretaria da Educação, e dá providências correlatas. Diário Oficial do Estado de São Paulo, Seção I, p. 1, 18 dez. 2008.
    Documentos institucionais:
    BRASIL. Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Orientações sobre o Programa Saúde na Escola para a elaboração dos projetos locais. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2008a. Disponível em: . Acesso em: 16 abr. 2009.
    Teses/dissertações/Monografias:
    BARREIRA, Luís. História e historiografia: as escritas recentes da história da educação brasileira (1971-1988). 1995. 220f. Tese (Doutorado em História da Educação) – UNICAMP, Campinas.
    Publicações em meio eletrônico:
    SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro: ANPEd; Autores Associados, v. 14, n. 40, jan./abr. 2009. Disponível em: Acesso em: 29 set. 2014.
    ).

  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Resumo em português e mais duas linguas estrangeiras (italiano, inglês, espanhol ou francês).

Diretrizes para Autores

A Revista En_Fil é direcionada à área de Educação, recebendo fluxo contínuo, trabalhos originais (dossiê temático, artigo, resenha, entrevista e documento) em português, italiano, espanhol e inglês.

 

Os trabalhos devem contribuir para a produção de conhecimento crítico na área de educação. Os trabalhos produzidos em língua estrangeira devem ter versão em português em anexo.

 

O trabalho deve ter caráter inédito e originalidade no seu respectivo campo científico.

 

Todas as publicações estão condicionadas à avaliação da comissão de pareceristas. Tendo como orientação: 1. relevância do tema; 2. rigor científico, teórico, metodológico e argumentativo.

 

A triagem dos trabalhos é realizada pelos editores e encaminhada aos pareceristas. Possíveis omissões são deliberadas pelos Editores.

 

Caso o trabalho seja aprovado, haverá uma análise sobre a linguagem do texto e possíveis indicações aos autores para alterações. De acordo com o prazo, o trabalho será encaminhado para diagramação e publicação.

 

O resumo deve ter versão em duas línguas. O autor pode optar por inglês, italiano, francês e espanhol.

 

As regras de formatação de texto, citações e referências bibliográficas adotadas pela Em_fil têm por base as Normas da Associação Brasileira de Normas Técnica (ABNT), quais sejam, NBR 10520/2002, NBR 10719/2011, NBR 6021/2016, NBR 6023/2018.

 

ARTIGOS

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.