Relações de Forças
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/enfil.v7i10.29476Mots-clés:
Educação, Filosofia, História, Ciências Sociais, Educação PopularRésumé
Este artigo tem como proposta uma introdução ao estudo do complexo conceito de “relações de forças” tão presente na obra do pensador italiano Antonio Gramsci, embora nem tão citado diretamente em seus escritos. A ideia foi desenvolver um pouco o conteúdo do § 16 e 17 do Caderno 13 com o objetivo de melhor definir este conceito e, a partir daí, encontrar alguns subsídios para a compreensão das forças em movimento e em disputa na realidade nacional deste momento e, poder pensar as possibilidades de mudança presente no cenário brasileiro. Gramsci nunca deixou de enfatizar, em sua obra, que é no conhecimento que se encontra a força propulsora da transformação.##plugins.generic.usageStats.downloads##
##plugins.generic.usageStats.noStats##
##submission.downloads##
Publiée
2019-07-24
Numéro
Rubrique
ARTIGOS
Licence
A Revista En_fil aceita manuscritos originais em português, italiano, espanhol e inglês. Se o manuscrito original for redigido em língua estrangeira, ele deve ser acompanhado da versão em português.
A Revista En_fil não cobra taxas referentes à submissão, à avaliação ou à publicação de artigos. Oferece acesso livre, gratuito e imediato a todos os leitores, independentemente de cadastramento no site.