A FILOSOFIA DA PRÁXIS ENQUANTO PERSPECTIVA FILOSÓFICA PARA O ENSINO MÉDIO
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/enfil.v3i5.44303Résumé
Resumo
O texto tem como proposta apresentar a influência de Marx no pensamento de Antonio Gramsci a partir da relação da Filosofia da Práxis com a Educação diante da reintrodução do Ensino de Filosofia no Ensino Médio. Dessa forma, o presente estudo se propõe problematizar a finalidade do Art. 36 da Lei de Diretrizes e Bases 9394/96, que atribui à Filosofia o exercício da cidadania, ressaltando uma perspectiva política para o Ensino de Filosofia. A partir de Marx e, por conseguinte, dos desdobramentos apresentados por Antonio Gramsci vislumbramos a necessidade de intervenção dos filósofos no mundo, e não apenas o desenvolvimento de teorias distantes da realidade concreta dos grupos sociais subalternizados e simples.
Palavras-chave: Ensino de Filosofia; Lei de Diretrizes e Bases; Antonio Gramsci.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
Références
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n. 9.394. Brasília, DF, 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Filosofia: Ensino Médio. Cornelli, G.; Caravalho, M. (coor.). Brasília, DF, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, DF, 1999. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf>. Acesso em: 12 dez. 2012.
BUCI-GLUCKSMANN, C. Gramsci e o Estado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere (6vls). Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 1999– 2002.
_. Cartas do cárcere (2vls). Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
_. Escritos Políticos (2vls). Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2004.
_. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1985.
KONDER, L. O futuro da Filosofia da Práxis: o pensamento de Marx no século XXI. São Paulo: Paz e Terra, 1992, p.35.
MARX, K. Teses sobre Feuerbach. 2ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Col. Os Pensadores).
MARX, K; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007. NOSELLA, P. A escola de Gramsci. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2010, p.36.
. Educação: do senso comum à consciência filosófica. Autores Associados. SP: Cortez,1980.
SEMERARO, G. A Filosofia da Práxis e o (neo) pragmatismo. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n.29, p. 28-39, Maio/Agosto, 2005.
. Gramsci e os novos embates da Filosofia da Práxis. Aparecida SP: Ideias e Letras, 2006, p.55.
. Gramsci educador das “relações hegemônicas”. Texto apresentado no evento: Seminários de Estudos: Os intelectuais e a educação - 2009 - Gramsci e a Educação. Campinas, Faculdade de Educação - Unicamp. Disponível em:<http://www.fe.unicamp.br/gramsci/resumos.html>. Acesso em: 01 fev.2010.
_. Gramsci e a sociedade civil: cultura e educação para a democracia. Petrópolis: Vozes, 1999.
##submission.downloads##
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
A Revista En_fil aceita manuscritos originais em português, italiano, espanhol e inglês. Se o manuscrito original for redigido em língua estrangeira, ele deve ser acompanhado da versão em português.
A Revista En_fil não cobra taxas referentes à submissão, à avaliação ou à publicação de artigos. Oferece acesso livre, gratuito e imediato a todos os leitores, independentemente de cadastramento no site.