CRISES DO CAPITAL, EDUCAÇÃO E (DES)MEDIDAS CONJUNTURAIS: UMA ANÁLISE SOB A LENTES DE ANTONIO GRAMSCI

Auteurs

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/enfil.v8i12.46448

Mots-clés:

Crise do capital. Crise sanitária. Estado. Educação

Résumé

O texto tem como objetivo analisar os rumos da educação no Brasil no contexto de pandemia de Covid-19 à luz das contribuições de Antonio Gramsci. Presenta-se estruturado em três seções. Na primeira seção, revela os aspectos, mais gerais, do desdobramento da crise estrutural no seio do Estado Integral; na segunda, evidencia a dupla dimensão do Estado educador e a luta que trava no combate à covid-19; na terceira, apreende as medidas governamentais relativas à educação e os rumos da educação no contexto de crise sanitária. Nas considerações finais, retoma alguns poucos pontos do texto e aponta para desafio tático da classe trabalhadora.

 

 

 

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Biographie de l'auteur

Zuleide S. Silveira, Universidade Federal Fluminense - UFF

Zuleide S. Silveira - Doutora em Educação; Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF); Professora Adjunta da Faculdade de Educação da mesma Universidade; Líder do Grupo de Pesquisa Estado, Trabalho, Educação e Desenvolvimento: a contribuição do pensamento crítico latino-americano; Membro do Grupo THESE - Projetos Integrados de Pesquisas em Trabalho, História, Educação e Saúde (UFF/UERJ/EPSJV). Editora-Chefe da Movimento - revista de educação da Faculdade de Educação e do PGG-E da Universidade Federal Fluminense

Références

AARONOVITCH, David. Coronavirus: anti-vax are the biggest threat to our health. The Australian. 10/sep/2020. Disponível em https://www.theaustralian.com.au/search-results?q=anti-vax . Acesso em 02/out./2020.

BARRETO, Marcos Pinheiro. Educação e meio ambiente: a urgência de uma utopia vermelha e verde. In: SILVEIRA, Zuleide S.; DUARTE, Luiz Claudio. A contribuição do pensamento latino-americano: resistir e transformar do lado de cá [E-Book]. Urberlândia: Navegando Publicações, 2019. Disponível em: https://www.editoranavegando.com/livro-e-possivel-resistir . Acesso em 02/out./2020.

BOITO Jr., Armando. Por que caracterizar o bolsonarismo como neofascismo. Crítica Marxista, Campinas, SP, n.50, p.111-119, 2020.

BRUM, Argemiro. O Desenvolvimento econômico brasileiro. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 1982.

CAMARGO Jr., Kenneth Rochel de. Lá vamos nós outra vez: a reemergência do ativismo antivacina na Internet. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro , v. 36, supl. 2, e00037620, 2020 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2020001403001&lng=pt&nrm=iso>. acesso em 01/ out./2020.

DEL ROIO, Marcos. Gramsci e a emancipação do subalterno. São Paulo: Unesp, 2018.

DOS SANTOS, Theotonio. Socialismo ou fascismo: o novo caráter da dependência e o dilema latino-americanos. Florianópolis: Editora Insular, 2018.

FERNANDES, Florestan. Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1973.

FONTES, Virgínia. O Brasil e o capital-imperialismo: teoria e história. Rio de Janeiro: EPSJV/Editora UFRJ, 2010.

FONTES, Virginia. Capitalismo em tempos de uberização: do emprego ao trabalho. Disponível em http://www.niepmarx.blog.br/revistadoniep/index.php/MM/article/view/220/177 . Acesso em 01/ out./ 2020.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. v.1. Introdução ao estudo da filosofia. A filosofia de Benedetto Croce. 2.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001a.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. v.2. Os intelectuais e o princípio educativo. Jornalismo. 2.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001b.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. v.3. Maquiavel; Notas sobre o Estado e a política. 3.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. v.4. Temas da cultura. Ação Católica. Americanismo e fordismo. 3.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001c.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere, v.5. Il Risorgimento – notas sobre a história da Itália. 2.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

GRAMSCI, Antonio. Carta nº 83, de 7 de setembro de 1931. Cartas do Cárcere. Antologia. Estaleiro Editora [Online], 2011.

GRAMSCI, Antonio. Indiferentes. Escritos políticos (1910- 1919). Lisboa, Pt.: Seara Nova, 1976.

GRAMSCI, Antonio. A escola de cultura. Escritos políticos (1919- 1920). Lisboa, Pt.: Seara Nova, 1977.

GRAMSCI, Antonio. Estudos “difíceis”. Escritos políticos (1919- 1920). Lisboa, Pt.: Seara Nova, 1977.

IANNI, Otávio. Dialética e capitalismo. Petrópolis: Vozes, 1982.

LOVETT, Samuel. Coronavirus: Threat is rising of diseases passed from animals, warns Oxford vaccine professor. Independen, Reino Unido, Sunday, 30/Aug./2020.

MARINI, Ruy Mauro. Dialética da dependência. Petrópolis, RJ: Vozes; Buenos Aires: CLASO, 2000.

MARINI, Ruy Mauro. Dos momentos en la integración latinoamericana. Arquivo Rui Mauro Marini: Canadá, 1993. Disponível em: http://www.marini-escritos.unam.mx/021_integracion_es.htm. Acesso em 02/out./2020.

MARINI, Ruy Mauro. La acumulación capitalista mundial y el subimperialismo. In: Cuadernos Políticos n. 12, Ediciones Era, México, abr./jun., 1977. Disponível em: http://www.marini-escritos.unam.mx. Acesso em 02/out./2020.

MARTINS, Carlos Eduardo. O Brasil na geopolítica mundial da Covid-19 e do caos sistêmico. Blog da Boitempo, 2020. Publicado em 09/04/2020. Acesso em 01/out/2020

MELIN, Juliana Iglesias; MORAES, Lívia de Cássia Godoi. Ensino remoto – porque dizemos não. Associação de Docentes da Universidade Federal do Espírito Santos (ADUFES) [online], publicado em 16/jun./2020. Disponível em: http://adufes.org.br/portal/noticias/37-adufes/3498-ensino-remoto-por-que-dizemos-nao.html. Acesso em 02/out./2020.

MÉSZÁROS, István. Para além do capital. 2 reimp. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2006.

MIGUEL, Jean. Coronavírus, bolsonarismo e a produção da ignorância. Boletim Cientistas Sociais e Coronavírus. Associação Brasileira de Antropologia [Online]. Boletim especial nº 34, publicado em 06/05/2020. Disponível em http://www.anpocs.com/index.php/ciencias-sociais/destaques/2348-boletim-n-34-cientistas-sociais-e-o-coronavirus?idU=3&acm=_272. Acesso em 02/out./2020.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE(OMS). Ten threats to global health in 2019. Disponível em: https://www.who.int/es/news-room/spotlight/ten-threats-to-global-health-in-2019. Acesso em 01/out/2020

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA (SECOM). O Governo do Brasil investiu bilhões de reais para salvar vidas e preservar empregos. Secomvc on Twitter, 01 set. 2020. Disponível em https://twitter.com/secomvc/status/1300838424526626820. Acesso em 02/out./2020.

SENNET, Richard. A corrosão do caráter. O desaparecimento da virtude com o novo capitalismo. Rio de Janeiro: BestBolso, 2012.

SILVEIRA, Zuleide S. A concepção burguesa de educação tecnológica e de desenvolvimento econômico e a política de ciência, tecnologia e inovação no brasil. Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 05, nº 08, p. 95-117, jan.-jun./2020a. Acesso em 02/out./2020.

SILVEIRA, Zuleide Simas da. Contradições entre capital e trabalho: concepções de educação tecnológica na reforma do ensino médio e técnico. Jundiaí: Paco Editorial, 2010.

SILVEIRA, Zuleide S. O baile de máscaras: o movimento de intelectuais entre Estado Supranacional e Estado Integral. Revista Práxis e Hegemonia Popular. Marília, SP, v.5, n.6, p. 136-156, Jul /2020b. Disponível em https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/PHP/article/view/10606 . Acesso em 02/out./2020.

##submission.downloads##

Publiée

2021-01-24