CRISES DO CAPITAL, EDUCAÇÃO E (DES)MEDIDAS CONJUNTURAIS: UMA ANÁLISE SOB A LENTES DE ANTONIO GRAMSCI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/enfil.v8i12.46448

Palavras-chave:

Crise do capital. Crise sanitária. Estado. Educação

Resumo

O texto tem como objetivo analisar os rumos da educação no Brasil no contexto de pandemia de Covid-19 à luz das contribuições de Antonio Gramsci. Presenta-se estruturado em três seções. Na primeira seção, revela os aspectos, mais gerais, do desdobramento da crise estrutural no seio do Estado Integral; na segunda, evidencia a dupla dimensão do Estado educador e a luta que trava no combate à covid-19; na terceira, apreende as medidas governamentais relativas à educação e os rumos da educação no contexto de crise sanitária. Nas considerações finais, retoma alguns poucos pontos do texto e aponta para desafio tático da classe trabalhadora.

 

 

 

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Biografia Autor

Zuleide S. Silveira, Universidade Federal Fluminense - UFF

Zuleide S. Silveira - Doutora em Educação; Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF); Professora Adjunta da Faculdade de Educação da mesma Universidade; Líder do Grupo de Pesquisa Estado, Trabalho, Educação e Desenvolvimento: a contribuição do pensamento crítico latino-americano; Membro do Grupo THESE - Projetos Integrados de Pesquisas em Trabalho, História, Educação e Saúde (UFF/UERJ/EPSJV). Editora-Chefe da Movimento - revista de educação da Faculdade de Educação e do PGG-E da Universidade Federal Fluminense

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Publicado

2021-01-24