VÍCIO EM IMAGENS, METILFENIDATO E A CULTURA DO DÉFICIT DE ATENÇÃO - IMPLICAÇÕES DA SOCIEDADE EXCITADA PARA A (SEMI)FORMAÇÃO DOCENTE

Auteurs

  • Emerson Campos Gonçalves Universidade Federal do Espírito Santo / Pesquisador no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Filosofia e Linguagens (Nepefil)
  • Juliana Barbosa Coitinho Universidade Federal do Espírito Santo / Professora Adjunta no Departamento de Ciências Fisiológicas (DCF/Ufes), Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Farmacologia (PPGBF/Ufes) e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCFar/Ufes)
  • Robson Loureiro Universidade Federal do Espírito Santo / Professor Associado no Departamento de Educação, Política e Sociedade (DEPS/Ufes) e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Ufes) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/Ufes)

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/enfil.v9i13.49198

Résumé

Este artigo aproxima e entrelaça as teses defendidas por Christoph Türcke (2002; 2012) sobre o vício em imagens digitais e o estabelecimento de uma cultura do déficit de atenção na Sociedade Excitada, em que parte considerável das pessoas torna-se dependente de grandes cargas de estímulos imagéticos ou de medicamentos, como o metilfenidato, para “despertar” sentidos cada vez mais saturados. A hipótese sustentada é de que as teses, apresentadas em momentos distintos pelo filósofo alemão, complementam-se e partem de um denominador em comum: o avanço da indústria cultural por meio das redes sociais online e dos smartphones. Objetivando discutir as implicações dessa realidade para a formação docente, esta análise dialoga com o conceito de Halbbildung em Theodor W. Adorno e revisa diferentes estudos sobre o vício em smartphones e metilfenidato entre os universitários. Ao fim, defende-se a relevância de problematizar esse déficit de atenção (que surge nas tramas da indústria da cultura) como, também, um déficit de imaginação.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Emerson Campos Gonçalves, Universidade Federal do Espírito Santo / Pesquisador no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Filosofia e Linguagens (Nepefil)

Pós-doutorando em Estudos Literários/Letras (PPGL) e doutor em Educação (PPGE) pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Mestre em Estudos de Linguagens (Posling/Cefet-MG), bacharel em Comunicação Social/Jornalismo (PUC Minas) e licenciado em Letras/Português (Ifes/UAB). Pesquisador no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Filosofia e Linguagens (Nepefil) da Ufes. E-mail:  professoremersoncampos@gmail.com

Juliana Barbosa Coitinho, Universidade Federal do Espírito Santo / Professora Adjunta no Departamento de Ciências Fisiológicas (DCF/Ufes), Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Farmacologia (PPGBF/Ufes) e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCFar/Ufes)

Pós-doutora, doutora (com estágio sanduíche na Uppsala University) e mestre em Bioquímica pelo Programa de Bioquímica e Imunologia da Universidade Federal de Minas Gerais (PGBIQ/UFMG). Bacharel em Bioquímica (UFV) e licenciada em Ciências Biológicas (Ifes/UAB). Professora Adjunta no Departamento de Ciências Fisiológicas (DCF/Ufes), Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Farmacologia (PPGBF/Ufes) e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCFar/Ufes). E-mail:  juliana.b.goncalves@ufes.br 

Robson Loureiro, Universidade Federal do Espírito Santo / Professor Associado no Departamento de Educação, Política e Sociedade (DEPS/Ufes) e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Ufes) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/Ufes)

Pós-doutor em Filosofia pela University College Dublin e pela Universität Leipzig. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) com estágio sanduíche na University of Nottingham e mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Graduado em Filosofia e Educação Física (Ufes). Professor Associado no Departamento de Educação, Política e Sociedade (DEPS/Ufes) e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Ufes) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/Ufes) da Universidade Federal do Espírito Santo. Coordenador do Nepefil/Ufes. E-mail: robbsonn@uol.com.br

##submission.downloads##

Publiée

2021-07-29