DA RETÓRICA ANTIGA AO OFÍCIO DO PROFESSOR NA SALA DE AULA HOJE:
RELAÇÕES POSSÍVEIS
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/enfil.v9i13.49203Résumé
Neste artigo, primeiramente apresentamos uma breve síntese do curso de extensão “Retórica, Discurso e Verdade: suas implicações na formação docente” (2019) que foi organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação (DEVIR) do Instituto de Educação de Angra dos Reis da UFF. Entre os conteúdos temáticos estudados no curso, escolhemos destacar nesse artigo a importância política e histórica dos sofistas na democracia e para os estudos da Retórica, algumas relações entre sofística e verdade na filosofia platônica, atravessando as contribuições da retórica aristotélica e da oratória de Cícero, tendo por referência principal os estudos de Marilena Chauí. Por fim, na terceira parte do artigo, apresentamos alguns dos desdobramentos dessas contribuições sobre a retórica antiga para pensarmos alguns significados do ofício do professor em sala de aula hoje.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
A Revista En_fil aceita manuscritos originais em português, italiano, espanhol e inglês. Se o manuscrito original for redigido em língua estrangeira, ele deve ser acompanhado da versão em português.
A Revista En_fil não cobra taxas referentes à submissão, à avaliação ou à publicação de artigos. Oferece acesso livre, gratuito e imediato a todos os leitores, independentemente de cadastramento no site.