DA RETÓRICA ANTIGA AO OFÍCIO DO PROFESSOR NA SALA DE AULA HOJE:

RELAÇÕES POSSÍVEIS

Auteurs

  • Silmara Lídia Marton

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/enfil.v9i13.49203

Résumé

Neste artigo, primeiramente apresentamos uma breve síntese do curso de extensão “Retórica, Discurso e Verdade: suas implicações na formação docente” (2019) que foi organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação (DEVIR) do Instituto de Educação de Angra dos Reis da UFF. Entre os conteúdos temáticos estudados no curso, escolhemos destacar nesse artigo a importância política e histórica dos sofistas na democracia e para os estudos da Retórica, algumas relações entre sofística e verdade na filosofia platônica, atravessando as contribuições da retórica aristotélica e da oratória de Cícero, tendo por referência principal os estudos de Marilena Chauí. Por fim, na terceira parte do artigo, apresentamos alguns dos desdobramentos dessas contribuições sobre a retórica antiga para pensarmos alguns significados do ofício do professor em sala de aula hoje.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.downloads##

Publiée

2021-07-29