DAS FILOSOFIAS POSITIVISTAS DA HISTÓRIA À EDUCAÇÃO HISTÓRICA CONSERVADORA: COMTE, BUCKLE E DURKHEIM

Autores

  • Leandro Couto Carreira Ricon Universidade Católica de Petrópolis

DOI:

https://doi.org/10.22409/enfil.v8i11.40419

Palavras-chave:

Positivismo, Auguste Comte, Henry Thomas Buckle, Émile Durkheim, Educação histórica

Resumo

O texto que se segue é fruto de uma discussão inicial de um projeto em andamento. Busca-se, aqui, apresentar o positivismo e suas apropriações em autores como Auguste Comte, Henry Thomas Buckle e Émile Durkheim. Partindo da interpretação do positivismo como uma Filosofia da história que se encaminha a uma Teoria e a uma produção do conhecimento histórico, procura-se rastrear alguns dos pontos que estabelecem uma Educação histórica no correr do século XIX – em certa medida ainda permanente em nosso imaginário histórico, político e educacional.

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Biografia Autor

Leandro Couto Carreira Ricon, Universidade Católica de Petrópolis

Doutor e Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC-IH-UFRJ). Professor da Universidade Católica de Petrópolis na área de Historiografia, Teoria da História e Estágio Supervisionado em História. Líder do grupo de pesquisa em Teoria e Ensino de História.

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Publicado

2020-10-01