A IMPORTÂNCIA DA LEITURA À FORMAÇÃO POLÍTICA:

REFLEXÕES COMO APOIO AO DOCENTE EM FORMAÇÃO INICIAL

Autores

  • Gustavo Massena de Lira Universidade Federal Fluminense
  • Janiara de Lima Medeiros Universidade Federal Fluminense
  • Silvana Matos Uhmann Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/enfil.v12i19.62291

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo inquietar o leitor quanto a formação do pensamento crítico como essencial para o desenvolvimento da autonomia e da emancipação humana diante da perspectiva inclusiva. Para tanto, busca-se apresentar argumentos à reflexão da leitura como fundamental à formação crítica dos sujeitos, permitindo que compreendam o mundo, questionem suas realidades e exerçam sua cidadania plenamente. Freire (1970) destacou a importância desta leitura como um processo de compreensão do mundo e das estruturas sociais, argumentando que o ato de ler deva ir além da simples assimilação de informações, sendo uma atividade de interpretação e contextualização. Portanto, a educação bancária, criticada por Freire (1970), em razão de ser um modelo tradicional de transmissão de conhecimento de forma hierárquica e passiva, é substituída pela proposta de uma educação emancipadora, capaz de promover o diálogo, a conscientização política e a ação transformadora. Para esboçar a educação proposta, serão apresentados exemplos de ações práticas, como o estímulo ao diálogo entre professor e aluno, a identificação de temas geradores relevantes para a realidade dos estudantes, a promoção do pensamento crítico e a reflexão sobre as experiências pessoais dos alunos. Desta forma, busca-se neste artigo apresentar as diferentes perspectivas sobre a formação emancipatória contradizendo a educação bancária, bem como algumas práticas para contorná-las.

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Biografias Autor

Gustavo Massena de Lira , Universidade Federal Fluminense

Graduando em Pedagogia pelo Instituto de Educação em Angra dos Reis - Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF).

Janiara de Lima Medeiros, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (PPGE-UFF); com Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (ASSESPA); graduada em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, com Bacharel em Análise Semiótica (UGF-RJ); membro dos grupos de pesquisa GPETED e GPECult (UFF); autora de livros na área de Educação; é professora de Língua Portuguesa na graduação em Pedagogia do Instituto de Educação em Angra dos Reis - Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF).

Silvana Matos Uhmann , Universidade Federal Fluminense

Professora na área de Libras e Educação Inclusiva do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Pós-Graduação em Língua Brasileira de Sinais pela Uníntese e Graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

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Publicado

2024-06-14