Quando o olhar sociológico busca um povo invisibilizado – A Questão Indígena e a produção musical de Milton Nascimento
DOI:
https://doi.org/10.22409/re.v2i5.729Palavras-chave:
Índio, produção musical, campo musical, espaço de possíveisResumo
Considerando o domínio da música brasileira na década de 1970, este artigo trata da produção do intérprete e compositor Milton Nascimento, procurando evidenciar a temática indígena elaborada de forma exemplar em cinco músicas: Promessas de Sol, Ruas da Cidade, O que foi feito devera, Canoa, Canoa e Testamento. Dentre estas serão objeto específico de análise as letras de Promessas de Sol e Canoa, Canoa; respectivamente presentes nos discos Geraes e Clube da Esquina 2. A partir dos conceitos bourdieusianos “campo” e “espaço de possíveis”, foi possível entender como o cunho político das citadas letras é fruto da convergência entre a conjuntura histórica da época, na qual a questão indígena ligava-se à política desenvolvimentista segregadora do período militar; bem como, da sensibilidade desse intérprete mineiro, a qual subsidiou suas tomadas de posição frente a temáticas relacionadas às minorias étnicas.
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