Quando o olhar sociológico busca um povo invisibilizado – A Questão Indígena e a produção musical de Milton Nascimento

Autores

  • Pedro Victor Moura Lima Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Rebeca Mota Brito Universidade Estadual do Ceará – UECE.

DOI:

https://doi.org/10.22409/re.v2i5.729

Palavras-chave:

Índio, produção musical, campo musical, espaço de possíveis

Resumo

Considerando o domínio da música brasileira na década de 1970, este artigo trata da produção do intérprete e compositor Milton Nascimento, procurando evidenciar a temática indígena elaborada de forma exemplar em cinco músicas: Promessas de SolRuas da CidadeO que foi feito deveraCanoa, Canoa e Testamento. Dentre estas serão objeto específico de análise as letras de Promessas de Sol Canoa, Canoa; respectivamente presentes nos discos Geraes Clube da Esquina 2. A partir dos conceitos bourdieusianos “campo” e “espaço de possíveis”, foi possível entender como o cunho político das citadas letras é fruto da convergência entre a conjuntura histórica da época, na qual a questão indígena ligava-se à política desenvolvimentista segregadora do período militar; bem como, da sensibilidade desse intérprete mineiro, a qual subsidiou suas tomadas de posição frente a temáticas relacionadas às minorias étnicas.

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Biografias Autor

Pedro Victor Moura Lima, Universidade Estadual do Ceará - UECE

cursa Graduação em Ciências Sociais na Universidade Estadual do Ceará – UECE. 

Rebeca Mota Brito, Universidade Estadual do Ceará – UECE.

cursa Graduação em Ciências Sociais na Universidade Estadual do Ceará – UECE.

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Publicado

2012-01-08

Como Citar

Moura Lima, P. V., & Brito, R. M. (2012). Quando o olhar sociológico busca um povo invisibilizado – A Questão Indígena e a produção musical de Milton Nascimento. Ensaios, 2(5), 35-50. https://doi.org/10.22409/re.v2i5.729

Edição

Secção

Artigos Originais