"Favela modelo de quê?": O processo de "reencantamento" da Santa Marta através do mercado de turismo.
DOI:
https://doi.org/10.22409/re.v7i0.1611Palavras-chave:
Favela, Santa Marta, turismo, reforma urbana, mobilização social.Resumo
O artigo visa compreender o processo de “reencantamento” da favela Santa Marta com o recente crescimento do mercado turístico, levado à frente por atores locais, abrindo algumas possibilidades para se discutir o atual contexto de mobilização nas favelas cariocas. Ao mesmo, diversos processos de reforma urbana e de políticas públicas tem transformado inúmeros assentamentos urbanos da cidade do Rio de Janeiro e sua Região Metropolitana, há uma mobilização por uma nova representação social construída sobre esses lugares, historicamente identificados como um espaço da violência urbana ligada ao tráfico de drogas. Assim, a luta pela pertinência e legitimidade de contar a história da Favela Santa Marta representa uma tentativa de “reencantar” o lugar onde esses guias turísticos locais nasceram e foram criados.Downloads
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