"Favela modelo de quê?": O processo de "reencantamento" da Santa Marta através do mercado de turismo.

Autores

  • Gabriel Barbosa Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense, e pesquisador vinculado ao Laboratório de Etnografia Metropolitana (LeMetro/IFCS-UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.22409/re.v7i0.1611

Palavras-chave:

Favela, Santa Marta, turismo, reforma urbana, mobilização social.

Resumo

O artigo visa compreender o processo de “reencantamento” da favela Santa Marta com o recente crescimento do mercado turístico, levado à frente por atores locais, abrindo algumas possibilidades para se discutir o atual contexto de mobilização nas favelas cariocas. Ao mesmo, diversos processos de reforma urbana e de políticas públicas tem transformado inúmeros assentamentos urbanos da cidade do Rio de Janeiro e sua Região Metropolitana, há uma mobilização por uma nova representação social construída sobre esses lugares, historicamente identificados como um espaço da violência urbana ligada ao tráfico de drogas. Assim, a luta pela pertinência e legitimidade de contar a história da Favela Santa Marta representa uma tentativa de “reencantar” o lugar onde esses guias turísticos locais nasceram e foram criados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-02-11

Como Citar

Barbosa, G. (2018). "Favela modelo de quê?": O processo de "reencantamento" da Santa Marta através do mercado de turismo. Ensaios, 7, 111-130. https://doi.org/10.22409/re.v7i0.1611