Indústria Cultural à la Carte: Esfera pública e racionalização de mercado, da telenovela ao Netflix

Authors

  • Francisco W. Kerche
  • Anthony Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.22409/re.v12i0.2907

Keywords:

Esfera pública, Telenovela, Netflix, Algoritmos, Indústria Cultural.

Abstract

O artigo discute a constituição da esfera pública no Brasil aliada com o desenvolvimento das formas da indústria cultural, buscando atualizar as teorias da Escola de Frankfurt, no ambiente contemporâneo: Mais complexo, individualizado e heterogêneo. Em específico, foca na passagem da telenovela ao Netflix, sem considera-la como um caminho obrigatório ou evolutivo. Nesto ínterim, apresenta como a “telenovelização” da esfera pública transformou o público em audiência se pluralizando, depois, em audiências, ao introduzir os contrapúblicos subalternos para dentro de sua narrativa. Posteriormente, a chegada do algoritmo do Netflix passa da forma de audiência para usuário e assim nidificando e individualizando a esfera pública.

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Published

2019-03-02

How to Cite

Indústria Cultural à la Carte: Esfera pública e racionalização de mercado, da telenovela ao Netflix. (2019). Ensaios, 12, 22-38. https://doi.org/10.22409/re.v12i0.2907