Indústria Cultural à la Carte: Esfera pública e racionalização de mercado, da telenovela ao Netflix
DOI:
https://doi.org/10.22409/re.v12i0.2907Palavras-chave:
Esfera pública, Telenovela, Netflix, Algoritmos, Indústria Cultural.Resumo
O artigo discute a constituição da esfera pública no Brasil aliada com o desenvolvimento das formas da indústria cultural, buscando atualizar as teorias da Escola de Frankfurt, no ambiente contemporâneo: Mais complexo, individualizado e heterogêneo. Em específico, foca na passagem da telenovela ao Netflix, sem considera-la como um caminho obrigatório ou evolutivo. Nesto ínterim, apresenta como a “telenovelização” da esfera pública transformou o público em audiência se pluralizando, depois, em audiências, ao introduzir os contrapúblicos subalternos para dentro de sua narrativa. Posteriormente, a chegada do algoritmo do Netflix passa da forma de audiência para usuário e assim nidificando e individualizando a esfera pública.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
A Revista reserva aos autores os direitos autorais dos textos publicados, enquanto aqueles concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo permitida a posterior reprodução do trabalho, desde que citada a devida fonte. Conceitos e opiniões expressos nos trabalhos publicados são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião editorial da Revista Ensaios.