Análise do Material Didático do Pronatec Empreendedor e a Neoliberalização na Formação Escolar

Autores

  • Kássia De Paula Rangel Pedrosa Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaensaios.v17.40212

Palavras-chave:

, Pronatec Empreendedor, Empreendedorismo, Educação Profissional

Resumo

O artigo a seguir se propõe a discutir o material didático ofertado pelo Pronatec Empreendedor. Para iniciar a investigação desta pesquisa, foi comentado contexto histórico da Educação Profissional no Brasil, depois foi analisada a legislação que instituiu o Pronatec e, por fim, foram apontadas contradições discursivas do partido político que engendrou esta política pública. A metodologia utilizada foi análise documental e levantamento bibliográfico, a fim de verificar se o material ofertado ressaltava e estimulava a construção de uma subjetividade neoliberal entre os jovens. 

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Biografia do Autor

Kássia De Paula Rangel Pedrosa, Universidade Federal Fluminense

Licenciatura em Ciências Sociais

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Publicado

2021-03-25

Como Citar

Pedrosa, K. D. P. R. (2021). Análise do Material Didático do Pronatec Empreendedor e a Neoliberalização na Formação Escolar. Ensaios, 17, 90-111. https://doi.org/10.22409/revistaensaios.v17.40212

Edição

Seção

Artigos Originais