A figura viril do homem com H no YouTube brasileiro

Autores

  • Maria Fernanda Maciel Universidade Estadual do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/ensaios.v19.47581

Palavras-chave:

virilidade, gênero, mídia social

Resumo

A partir de vídeos produzidos por canais masculinos no YouTube Brasil, o seguinte artigo pretende explorar e descrever as dinâmicas comportamentais de seus administradores. Isto, com o propósito de produzir uma reflexão relativa à construção da virilidade entre homens neste universo virtual. Utilizando-se da própria oratória dos youtubers e de sua linguagem corporal, o texto busca compreender as peculiaridades envolvidas nesse processo e a decorrência dos efeitos sociais deste tipo de conduta – tanto internamente, na “comunidade” masculina, quanto externamente, em relação as mulheres. Para tanto, a mobilização de autores como Pierre Bourdieu, Miguel Vale de Almeida, Sherry Ortner e entre outros; ampara a chave argumentativa da análise.

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Biografia do Autor

Maria Fernanda Maciel, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ).

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Publicado

2021-11-10

Como Citar

Maciel, M. F. (2021). A figura viril do homem com H no YouTube brasileiro. Ensaios, 19, 22-38. https://doi.org/10.22409/ensaios.v19.47581

Edição

Seção

Artigos Originais