A figura viril do homem com H no YouTube brasileiro

Autores

  • Maria Fernanda Maciel Universidade Estadual do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/ensaios.v19.47581

Palavras-chave:

virilidade, gênero, mídia social

Resumo

A partir de vídeos produzidos por canais masculinos no YouTube Brasil, o seguinte artigo pretende explorar e descrever as dinâmicas comportamentais de seus administradores. Isto, com o propósito de produzir uma reflexão relativa à construção da virilidade entre homens neste universo virtual. Utilizando-se da própria oratória dos youtubers e de sua linguagem corporal, o texto busca compreender as peculiaridades envolvidas nesse processo e a decorrência dos efeitos sociais deste tipo de conduta – tanto internamente, na “comunidade” masculina, quanto externamente, em relação as mulheres. Para tanto, a mobilização de autores como Pierre Bourdieu, Miguel Vale de Almeida, Sherry Ortner e entre outros; ampara a chave argumentativa da análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Maria Fernanda Maciel, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ).

Referências

ALMEIDA, Miguel Vale de. Gênero, masculinidade e poder: revendo um

caso do sul de Portugal. Anuário Antropológico/95, Rio de Janeiro:

Tempo Brasileiro, 1996, p. 163-181.

ALMEIDA, Heloisa Buarque de; DEBERT, Guita Grin. Entrevista com

Sherry Ortner. Cad. Pagu, no.27, Campinas July/Dec. 2006. Disponível

em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-

>. Acesso em: 22 mar. 2021.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. 2ª Ed. Rio de Janeiro:

Bertrand Brasil, 2002, p. 4-33.

ORTNER, Sherry B. Está a mulher para o homem assim como a natureza

para cultura? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979, p. 100.

PASCOE, C. J. . Dude, you’re a fag. Los Angeles: University of California

Press, 2007, p. 53.

WELZER-LANG, Daniel. A construção do masculino: dominação das

mulheres e homofobia. Rev. Estud. Fem. v.9 n.2, Florianópolis, 2001.

Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0104-026X2001000200008>.

Acesso em: 2 dez. 2020.

MENDONÇA, Heloísa. Por que os jovens brasileiros querem se tornar

‘youtubers’? El País, São Paulo, 6 jun. 2015. Youtuber. Disponível em:

<https://brasil.elpais.com/brasil/2015/05/09/politica/1431125088_58832

html?rel=mas>. Acesso em: 2 dez. 2020.

MENDONÇA, Heloísa. “Agora é o ‘boom’ dos ‘youtubers”. El País, São

Paulo, 6 jun. 2015. Youtuber. Disponível em:

<https://brasil.elpais.com/brasil/2015/06/04/politica/1433444934_9099

html>. Acesso em: 2 dez. 2020.

RONDINELLI, Júlia. Consumo de vídeos online já é maior do que o da

televisão, diz pesquisa do YouTube. E-commerce Brasil, 27 set. 2019.

Mídias Sociais. Disponível em:

<https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/youtube-videosonline/>. Acesso em: 2 dez. 2020.

CAOS, João Victor. Como deixar de ser bonzinho – PARE de ser o cara

que elas usam. Youtube, 5 maio 2017. Disponível em:

<https://www.youtube.com/watch?v=wWdDZM7MI3o&app=desktop>.

Acesso em: 2 dez. 2020.

MANUAL DO HOMEM. O tipo de cara que toda mulher gosta. Youtube,

set. 2020. Disponível em:

<https://www.youtube.com/watch?v=UtpNh0ZeLtk>. Acesso em: 2 dez.

SOCIAL ARTS. Como sair do polo feminino e recuperar o respeito e

atração de uma mulher. Youtube, 3 jul. 2020. Disponível em:

<https://www.youtube.com/watch?v=67nuB9dJxZY>. Acesso em: 2 dez.

##submission.downloads##

Publicado

2021-11-10

Como Citar

Maciel, M. F. (2021). A figura viril do homem com H no YouTube brasileiro. Ensaios, 19, 22-38. https://doi.org/10.22409/ensaios.v19.47581

Edição

Secção

Artigos Originais