A figura viril do homem com H no YouTube brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.22409/ensaios.v19.47581Palavras-chave:
virilidade, gênero, mídia socialResumo
A partir de vídeos produzidos por canais masculinos no YouTube Brasil, o seguinte artigo pretende explorar e descrever as dinâmicas comportamentais de seus administradores. Isto, com o propósito de produzir uma reflexão relativa à construção da virilidade entre homens neste universo virtual. Utilizando-se da própria oratória dos youtubers e de sua linguagem corporal, o texto busca compreender as peculiaridades envolvidas nesse processo e a decorrência dos efeitos sociais deste tipo de conduta – tanto internamente, na “comunidade” masculina, quanto externamente, em relação as mulheres. Para tanto, a mobilização de autores como Pierre Bourdieu, Miguel Vale de Almeida, Sherry Ortner e entre outros; ampara a chave argumentativa da análise.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Miguel Vale de. Gênero, masculinidade e poder: revendo um
caso do sul de Portugal. Anuário Antropológico/95, Rio de Janeiro:
Tempo Brasileiro, 1996, p. 163-181.
ALMEIDA, Heloisa Buarque de; DEBERT, Guita Grin. Entrevista com
Sherry Ortner. Cad. Pagu, no.27, Campinas July/Dec. 2006. Disponível
em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-
>. Acesso em: 22 mar. 2021.
BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. 2ª Ed. Rio de Janeiro:
Bertrand Brasil, 2002, p. 4-33.
ORTNER, Sherry B. Está a mulher para o homem assim como a natureza
para cultura? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979, p. 100.
PASCOE, C. J. . Dude, you’re a fag. Los Angeles: University of California
Press, 2007, p. 53.
WELZER-LANG, Daniel. A construção do masculino: dominação das
mulheres e homofobia. Rev. Estud. Fem. v.9 n.2, Florianópolis, 2001.
Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0104-026X2001000200008>.
Acesso em: 2 dez. 2020.
MENDONÇA, Heloísa. Por que os jovens brasileiros querem se tornar
‘youtubers’? El País, São Paulo, 6 jun. 2015. Youtuber. Disponível em:
<https://brasil.elpais.com/brasil/2015/05/09/politica/1431125088_58832
html?rel=mas>. Acesso em: 2 dez. 2020.
MENDONÇA, Heloísa. “Agora é o ‘boom’ dos ‘youtubers”. El País, São
Paulo, 6 jun. 2015. Youtuber. Disponível em:
<https://brasil.elpais.com/brasil/2015/06/04/politica/1433444934_9099
html>. Acesso em: 2 dez. 2020.
RONDINELLI, Júlia. Consumo de vídeos online já é maior do que o da
televisão, diz pesquisa do YouTube. E-commerce Brasil, 27 set. 2019.
Mídias Sociais. Disponível em:
<https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/youtube-videosonline/>. Acesso em: 2 dez. 2020.
CAOS, João Victor. Como deixar de ser bonzinho – PARE de ser o cara
que elas usam. Youtube, 5 maio 2017. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=wWdDZM7MI3o&app=desktop>.
Acesso em: 2 dez. 2020.
MANUAL DO HOMEM. O tipo de cara que toda mulher gosta. Youtube,
set. 2020. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=UtpNh0ZeLtk>. Acesso em: 2 dez.
SOCIAL ARTS. Como sair do polo feminino e recuperar o respeito e
atração de uma mulher. Youtube, 3 jul. 2020. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=67nuB9dJxZY>. Acesso em: 2 dez.
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Maria Fernanda Maciel
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
A Revista reserva aos autores os direitos autorais dos textos publicados, enquanto aqueles concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo permitida a posterior reprodução do trabalho, desde que citada a devida fonte. Conceitos e opiniões expressos nos trabalhos publicados são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião editorial da Revista Ensaios.