O Triângulo da Violência de Johan Galtung

uma análise acerca do conflito civil do Iêmen

Autores

  • Felipe Pessoa Duran UFF - Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/ensaios.v18.48722

Palavras-chave:

Violência, Violência Estrutural, Paz, Iêmen

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar as três camadas de violência (direta, estrutural e cultural) sob ótica relativa às teorias e métodos galtungianos, bem como demonstrar como cada uma interfere, seja de modo latente ou dinâmico, na sociedade em geral. Buscar-se-á delinear as correlações de cada conceito da violência galtungiana de modo que os três tipos de conflito são entendidos como interdependentes a partir do pensamento subjacente dos Estudos de Paz. Ademais, serão abordadas as concepções galtungianas acerca da noção de paz negativa e paz positiva compreendendo que tais conceituações antagônicas se fazem indispensáveis uma vez que o propósito deste artigo seja apontar a dinâmica das violências direta, estrutural e cultural presentes dentro do escopo da política e do corpo social contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Pessoa Duran, UFF - Universidade Federal Fluminense

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (PPGCP/UFF) e Cientista Social (UFF). Pesquisador do Grupo de Análise em Política Internacional (GAPI/UFF). Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

Pessoa Duran, F. (2021). O Triângulo da Violência de Johan Galtung : uma análise acerca do conflito civil do Iêmen . Ensaios, 18, 6-28. https://doi.org/10.22409/ensaios.v18.48722

Edição

Seção

Artigos Originais