O Triângulo da Violência de Johan Galtung
uma análise acerca do conflito civil do Iêmen
DOI:
https://doi.org/10.22409/ensaios.v18.48722Palavras-chave:
Violência, Violência Estrutural, Paz, IêmenResumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar as três camadas de violência (direta, estrutural e cultural) sob ótica relativa às teorias e métodos galtungianos, bem como demonstrar como cada uma interfere, seja de modo latente ou dinâmico, na sociedade em geral. Buscar-se-á delinear as correlações de cada conceito da violência galtungiana de modo que os três tipos de conflito são entendidos como interdependentes a partir do pensamento subjacente dos Estudos de Paz. Ademais, serão abordadas as concepções galtungianas acerca da noção de paz negativa e paz positiva compreendendo que tais conceituações antagônicas se fazem indispensáveis uma vez que o propósito deste artigo seja apontar a dinâmica das violências direta, estrutural e cultural presentes dentro do escopo da política e do corpo social contemporâneo.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Felipe Pessoa Duran
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
A Revista reserva aos autores os direitos autorais dos textos publicados, enquanto aqueles concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo permitida a posterior reprodução do trabalho, desde que citada a devida fonte. Conceitos e opiniões expressos nos trabalhos publicados são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião editorial da Revista Ensaios.