O Feminejo e o empoderamento narcísico feminino

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaensaios.v16.44442

Keywords:

feminejo, subalternidade, mpb, narcisismo

Abstract

Este artigo tem como objetivo uma análise dialógica da narrativa do feminejo, vertente contemporânea da música sertaneja brasileira feita por mulheres. Para tal, esse estudo busca estabelecer uma relação entre os enunciados narrativos nas canções feminejas e a realidade concreta, identificada nas figuras das intérpretes desse gênero musical e do seu público. O artigo tem como base teórica estudos de Mikhail Bakhtin como sustentação para a ideia de
polifonia existente na narrativa femineja; Homi Bhabha, a fim de revelar a tática do  hibridismo narrativo realizado pelo feminejo; e Gayatri Spivak como suporte à compreensão da subalternidade da origem e formação do feminejo com relação à música sertaneja.
Ainda, esse artigo se vale dos estudos sobre o narcisismo de Christopher Lasch como esteio à descrição e entendimento das subjetividades identificadas na narrativa do feminejo.

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Author Biography

  • Leonardo Machado de Aguiar Seixas, UFF - Universidade Federal Fluminense
    Graduação em Letras (port./francês) e mestrado em Cultura e Territorialidades

Published

2020-12-23

Issue

Section

Artigos Originais

How to Cite