A discussão de ética e compromisso etnográfico na obra de Taniele Cristina Rui com usuários de crack em São Paulo e Campinas
DOI:
https://doi.org/10.22409/ensaios.v20.52201Palavras-chave:
ética, etnografia, notas de campo, antropologiaResumo
O intuito deste trabalho é refletir acerca de questões de segurança e ética no trabalho etnográfico a partir da pesquisa e dos relatos de campo de Taniele Cristina Rui. A pesquisa de Rui se deu em espaços de comercialização e uso de crack nas cidades de São Paulo e de Campinas e sua obra relata as decisões que uma antropóloga precisa tomar para frequentá-los. A partir da discussão travada entre a autora, Robert Emerson, Susana de Matos Viegas, José Mapril e Luis Roberto Cardoso Oliveira, busco salientar a extrema relevância do tópico para que outros antropólogos e cientistas sociais busquem soluções de entrada e permanência em campo, considerando princípios éticos, legais e de segurança para todos.
Downloads
Referências
BOURGOIS, P. e SCHONBERG, J. Righteous Dopefiend. University of California Press, 2009.
EMERSON, R. M. et al. “In the Field: Participating, observing and jotting notes” in Writing Ethnographic Fieldnotes, orgs. Robert M. Emerson, Rachel Fretz and Linda L. Shaw. Chicago: The University of Chicago, 1995.
GEERTZ, C. Os usos da diversidade. Nova Luz sobre a antropologia. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 2001.
OLIVEIRA, L. R. C. “A antropologia e seus compromissos ou responsabilidades éticas”. In Fleischer, Soraya e Patrice Schuch (org). Ética e regulamentação na pesquisa antropológica. Letras livres. Editora Unb. Brasília, 2010.
OLIVEIRA, R. P. Antropologia e filosofia: estética e experiência em Clifford Geertz e Walter Benjamin. Horizontes Antropológicos, vol. 18, Porto Alegre, 2012.
PINA-CABRAL, J. Semelhança e verossimilhança: horizontes da narrativa etnográfica, Mana, 9 (1): 109-122, 2003.
RUI, T. C. Corpos abjetos: etnografia em cenários de uso e comércio de crack. Tese de doutorado, Unicamp, Campinas, SP, 2012.
SAHLINS, M. What is kinship (part one). Journal of the Royal Anthropological Institute, n. s., 17: 2-29, 2011.
TAUSSIG, M. Terror as usual. A talk delivered at conference “Talking Terrorism: ideologies and paradigms in a postmodern world. Stanford University, Humanities Center, February 4-6, 1988.
VIEGAS, S. M. Entusiasmo e Contra-Revelação: Uma Antropologia do Quotidiano entre os Tupinambá no Sul da Bahia. In : Sónia Frias (Ed.) Etnografia e Emoções, pp. 223-260. Editora ISCSP, 2008.
VIEGAS, S. M. e MAPRIL, J. Mutualidade e Conhecimento Etnográfico in Viegas, Susana de Matos e José Mapril (org.). Dossier temático Imprevistos e mutualidade: a produção do conhecimento etnográfico em antropologia. Etnográfica, V.16 (3), 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Beatriz Castelo Branco Maciel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista reserva aos autores os direitos autorais dos textos publicados, enquanto aqueles concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo permitida a posterior reprodução do trabalho, desde que citada a devida fonte. Conceitos e opiniões expressos nos trabalhos publicados são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião editorial da Revista Ensaios.