A montagem do painel e a montagem de si: corporeidades e sociabilidades de artistas plásticos em Feira de Artesanatos

Autores

  • Leila Maribondo Barboza UFF

DOI:

https://doi.org/10.22409/re.v8i0.1760

Palavras-chave:

Histórias de vida, Etnografia, Feira de Artesanato, Artes plástic

Resumo

O pesquisa apresentada consiste na exploração de um aspecto desenvolvido na dissertação de mestrado “Formas de sociabilidade e constituição de identidades de artistas plásticos da Feira de Artesanatos do Campo de São Bento”, defendida em 2013, pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal Fluminense. A metodologia da pesquisa se baseou na etnografia, somado à análise dos relatos orais e histórias de vida das pessoas que compõem a Feira de Artesanatos do Campo de São Bento, sobretudo dos artistas plásticos. Teve como objetivo explorar as possíveis relações e interseções entre o fazer das artes plásticas e o fazer do artista plástico, a fim de perceber suas constituições de identidades e formas de sociabilidades no espaço da venda: a Feira de Artesanato do Campo de São Bento. A feira acontece no bairro de Icaraí, Zona Sul da cidade de Niterói (RJ), de 9 horas às 15 horas nos finais de semana e feriados. Na busca por explorar os símbolos e códigos compartilhados pelos grupos sociais, o estudo visou perceber como são tecidas as interações, as pessoas e objetos, e como os últimos podem agenciar discursos valorando determinadas formas ditas como “artísticas” e outras como “não-artísticas”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Leila Maribondo Barboza, UFF

Doutoranda em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia na Universidade  Federal Fluminense (PPGA-UFF).

##submission.downloads##

Publicado

2015-12-26

Como Citar

Maribondo Barboza, L. (2015). A montagem do painel e a montagem de si: corporeidades e sociabilidades de artistas plásticos em Feira de Artesanatos. Ensaios, 8, 117-132. https://doi.org/10.22409/re.v8i0.1760