Biografias de sucesso ou habitus de classe? Um estudo sobre a origem social de empresários e executivos brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.22409/re.v12i0.2906Palavras-chave:
Executivos, Empresários, Biografias, Habitus, Classes sociais.Resumo
Este artigo apresenta a pesquisa realizada através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) que teve como objetivo entender a atual elite empresarial brasileira. De acordo com a noção de que qualquer classe social deve ser compreendida em seus aspectos históricos, culturais e sociais, essa pesquisa foi conduzida sob a hipótese de que esse seleto grupo utiliza sua própria trajetória de vida como uma biografia de sucesso para legitimar seu poder, dinheiro, prestígio e sucesso, em oposição ao conceito de habitus de Bourdieu, permitindo novas análises sobre o processo de justificação do sistema capitalista. Para isso, os livros biográficos “O Príncipe: Uma biografia não autorizada de Marcelo Odebrecht” (CABRAL; OLIVEIRA, 2017) e “Sonho Grande: Como Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira revolucionaram o capitalismo brasileiro e conquistaram o mundo” (CORREA, 2013) foram utilizados como fonte bibliográfica e metodológica, expondo resultados que abrangem a educação formal, a família e a cultura da empresa como parte da origem social dessa elite.Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
A Revista reserva aos autores os direitos autorais dos textos publicados, enquanto aqueles concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo permitida a posterior reprodução do trabalho, desde que citada a devida fonte. Conceitos e opiniões expressos nos trabalhos publicados são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião editorial da Revista Ensaios.