O que é o direito à educação no sistema socioeducativo?

Authors

  • Hemilim da Silva Lessa

DOI:

https://doi.org/10.22409/re.v15i0.43000

Keywords:

Socioeducação, Professores, Educação escolar.

Abstract

O presente artigo tem por objetivo compreender como os professores de uma escola situada em unidade de privação de liberdade, concebem o direito à educação escolar no sistema socioeducativo. Tomando como estudo de caso uma escola exclusiva para adolescentes do sexo feminino buscou-se compreender a leitura que os docentes fazem da forma como o direito à educação se distancia ou se aproxima dos principais documentos oficiais que dissertam sobre essa especificidade da educação escolar. Para tanto, analisamos o perfil do jovem privado de liberdade no Brasil. Investigamos as principais determinações legais que dissertam sobre o adolescente em conflito com a lei. Além disso, observamos um conselho de classe e entrevistamos professores dessa modalidade de ensino. Os resultados indicam que o direito à educação tem sido garantido por conta do pouco número de jovens apreendidas, o que garante o acesso diário aos espaços escolares e maior proximidade com o corpo de profissionais da unidade escolar pesquisada. 

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Published

2020-06-02

Issue

Section

Artigos Originais

How to Cite

O que é o direito à educação no sistema socioeducativo?. (2020). Ensaios, 15, 84-106. https://doi.org/10.22409/re.v15i0.43000